Fim de semana será de tempo seco e altas temperaturas em BH

Sol em Belo Horizonte
Defesa Civil faz alerta para tempo seco (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade do ar nesta sexta-feira (25). A condição climática deve durar pelos próximos sete dias. O índice da umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30%. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, uma massa de ar seco elevará a temperatura, a partir de hoje, se estendendo pelos próximos dias em praticamente todo o estado. A exceção é a faixa leste de Minas Gerais.

“Ontem, a umidade do ar chegou em torno de 40%, e a máxima foi de 30°C. Hoje já caiu, a umidade está em 30%, e já passamos dos 30°C”, explica o especialista.

Previsão de chuva

Apesar das chuvas do início da semana, a previsão de um novo refresco é nula. “Nesse cenário podemos falar que, pelo menos nos próximos dez dias, não há previsão de chuva”, afirma Heriberto. Anjos explica que o cenário não é favorável, já que outubro é o mês que se inicia o período chuvoso e, por enquanto, não há previsão de trombas d’água.

A escassez de precipitações intensifica o problema das queimadas, que já prejudica grande parte da fauna e da flora em muitos lugares do país. A chuva dos últimos dias aliviou o cenário de queimadas. Porém, o aumento da temperatura e a baixa na umidade do ar apontam para o agravamento da situação. Em caso de incêndio em matas ou florestas, o corpo de bombeiros deve ser acionado imediatamente (193).

Calorão no final de semana

Com a massa de ar seca e os níveis de umidade cada vez mais baixos, o sábado e o domingo serão quentes. “As temperaturas ficarão acima dos 32°C, e a umidade chegando a valores até mesmo abaixo de 20%”, prevê Heriberto.

Sol forte em dia de calor em Belo Horizonte (Moisés Santos/BHAZ)

Saúde respiratória

Os que mais sofrem com o tempo seco são aqueles que possuem problemas respiratórios, por conta do ressecamento das mucosas. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível de umidade do ar ideal para a saúde humana é entre 40% a 70%. Por isso, pessoas que têm infecções respiratórias causadas por vírus ou bactérias devem redobrar o cuidado, procurando hidratarem-se sempre.

Todos devem se cuidar

O cuidado com a hidratação do corpo não é válido somente para quem tem doença respiratória. O clima seco afeta os indivíduos de forma geral, e a Defesa Civil de Belo Horizonte deixou as principais recomendações em seu alerta, sendo elas:

  • Hidrate-se durante o dia;⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.

Edição: Aline Diniz
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!