Fiscal da prefeitura de BH é exonerado após participar de atos golpistas em Brasília

fiscal exonerado pbh
Servidor participou de atos antidemocráticos que atacaram os prédios dos Três Poderes (Reprodução/Facebook)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) exonerou, nesta terça-feira (10), o fiscal Valério Cypriani Gomes de Oliveira, que era chefe da Gerência Territorial de Fiscalização III – Centro-Sul, na Secretaria Municipal de Política Urbana. Ele participou dos atos antidemocráticos desse domingo (8), em Brasília.

Por meio de nota ao BHAZ, a PBH informa que exonerou Oliveira do cargo em comissão. A Controladoria-Geral de Belo Horizonte o investiga, já que ele também é servidor efetivo do município (leia abaixo na íntegra).

Desde o término das eleições de 2022, Cypriani faz publicações em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele também critica o resultado das urnas, que elegeram democraticamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No dia 18 de novembro, por exemplo, postou uma foto da bandeira do Brasil com a frase “#BrazilWasStolen” – Brasil foi roubado, em tradução livre para o português.

A administração municipal informa que, para não prejudicar o andamento da apuração, não comentará o caso até sua finalização.

Coronel do exército é exonerado

Nessa segunda-feira (9), um coronel da reserva do Exército também foi exonerado após participar dos atos em Brasília. No domingo (8), ele gravou um vídeo participando da invasão golpista à Praça dos Três Poderes em que xinga oficiais.

“Forças Armadas filhas da p*. Bando de generais filhos da p*. Vão tudo tomar no c*. Vanguardeiros de m*. Covardes! Olha aqui o que tá acontecendo com a gente! Gerenais filhas da p*”, diz o homem em vídeo que viralizou nas redes (leia mais aqui).

Nota da PBH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que o servidor Valério Cypriani Gomes de Oliveira foi exonerado do cargo em comissão, bem como está sendo investigado pela Controladoria-Geral do Município por também ser servidor efetivo. Para não prejudicar o andamento da apuração, a Prefeitura não comentará o caso até a sua finalização.”

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!