BH tem exposição inédita de fóssil de homem pré-histórico com mais de 10 mil anos

memorial vale
Exposição vai até 7 de abril (Divulgação)

O crânio do homem de Lagoa Santa, um fóssil pré-histórico com mais de 10 mil anos, está em exposição no Memorial Vale, em Belo Horizonte, até 7 de abril.

O crânio que completa 184 anos de sua descoberta, faz parte da exposição “Imagens que não se conformam”, que reúne um valioso acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

“Esta é a primeira vez que o crânio é exposto no Estado desde a sua descoberta. Isso é motivo de uma satisfação imensa para o IHGB! Os mineiros podem ver de perto uma peça importantíssima que remonta ao seu passado mais distante”, detalha Paulo Knauss, sócio titular e vice-presidente do IHGB, além de curador da exposição.

Além do crânio pré-histórico, a exposição apresenta outras peças significativas, como o busto de Dom Pedro I em bronze, e obras raras que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. O Memorial Vale, localizado na Praça da Liberdade, oferece entrada gratuita e está aberto ao público das 10h às 5h30.

A mostra também destaca a diversidade artística contemporânea, incluindo obras de artistas locais, como Yanaki Herrera, Massuelen Cristina, Marcel Diogo e Froiid. Com abordagens únicas, que exploram temas como migração, folclore, etnografia, política e cultura periférica brasileira, os artistas conectam o passado à atualidade.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!