Frio continua no fim de semana em BH e tempo seco acende alerta

Idoso com blusa de frio
Algumas regiões do estado já estão próximo de estado de emergência por conta de tempo seco (Amanda Dias/BHAZ)

Nem mesmo os moradores do sul do país podem argumentar que a última semana não foi fria na capital mineira. A cidade chegou a bater o recorde do ano nessa quarta-feira (26), registrando 7,7ºC. Por enquanto, é provável que o fim de semana continue gelado.

Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, a temperatura durante o sábado e o domingo deve se manter próxima de 13ºC, na parte da manhã. A máxima deve ficar em torno de 28ºC, nos dois dias. Não há previsão de chuva. “O fim de semana deve continuar com o tempo frio, mas não tanto quanto no início da semana”, comenta.

Inverno chegando ao fim

Para quem está sentindo falta do calor, a notícia boa é que, no domingo à tarde, o clima vai ficar mais quente. Mas a temperatura só volta a subir para valer na segunda quinzena de setembro [a primavera chega no dia 22 do próximo mês]. De acordo com Heriberto, é a partir do fim do inverno que o calor pode aparecer com mais frequência.

O especialista explica que o frio, que tomou BH desde a última sexta-feira, foi causado pela chegada de uma massa de ar frio. “Essas massas se dissipam, se afastam e é o que vai acontecer com essa. Ela já está com menos intensidade, mas ainda está atuando sobre todo o estado”, detalha.

Tempo seco

A baixa umidade do ar também vai persistir nos próximos dias e exige cuidados com a saúde. Heriberto informa que, em BH, a umidade do ar deve ficar em torno de 30%. O índice adequado para a saúde humana é de 60%.

O meteorologista explica que o tempo seco para a capital já é considerado “estado de atenção”. “Devem ser adotados cuidados com a hidratação, evitar atividades físicas das 10h às 16h, e o uso de vaporizadores ou umidificadores”, enumera.

Segundo o especialista, quando a umidade do ar fica abaixo de 20%, os especialistas consideram como “estado de alerta”. Abaixo de 12%, é chamado de “estado de emergência”. Heriberto destaca há áreas nas regiões Norte, Noroeste e no Triângulo onde os moradores enfrentam um clima próximo ao estado de emergência. “Nesses locais a situação é mais crítica e o cuidado deve ser redobrado, chegando até a proibição de atividades físicas, por exemplo”, finaliza.

Recomendações para dias muito secos

A Defesa Civil lista uma série de recomendações para dias em que a umidade do ar está abaixo do ideal. Confira:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!