Frio persiste em BH e termômetros podem atingir 10ºC nesta terça-feira

frio bh
Retaguarda de frente fria passou pelo Sul do país e chegou a Belo Horizonte entre ontem e hoje (Amanda Dias/BHAZ)

Apesar da leve trégua que o belo-horizontino teve nos últimos dias, o friozinho deve persistir até a metade desta semana. Conforme meteorologista ouvido pelo BHAZ, a retaguarda de uma frente fria avançou pelo Sul do país e já alcançou Minas Gerais. A orientação é que o morador da região metropolitana de BH se hidrate e mantenha um agasalho ao alcance das mãos.

Segundo Claudemir Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mínima registrada em BH nesta manhã foi de 11.6ºC, com máximas de 25ºC. O frio deve persistir até quinta-feira (16), mas já começa a ir embora com a chegada do fim de semana.

“Essa frente fria está passando agora por Minas Gerais, mas será mais branda do que no último mês. Chegamos a registrar 4ºC em maio. Já amanhã, por exemplo, a temperatura deve ficar na casa dos 10ºC pela manhã”, pontua o especialista.

Inverno se aproxima

Como nos últimos dias, o céu nesta semana deve permanecer de claro a parcialmente nublado. O ar fica um pouco mais seco, com umidade relativa de 30% no período da tarde. “O inverno começa no dia 21 de junho, é uma estação marcada pela ausência de chuvas. Já que a massa de ar frio se torna mais intensa, não descartamos a formação de geadas, principalmente no Sul de Minas”, adianta Claudemir.

Nesta terça-feira (14), as temperaturas giram em torno de 10ºC e 22ºC na região metropolitana da capital mineira. Já na quarta (15), fica um pouco mais quente, com previsão de 11ºC a 23ºC. É no fim de semana que o clima começa amenizar, com termômetros marcando entre 14ºC e 27ºC e 15ºC a 26ºC, no domingo.

Ainda de acordo com o Inmet, no dia 19 do mês passado os termômetros na capital mineira bateram 4,4 ºC durante o nascer do sol. O marco ficou registrado como o dia mais frio do mês de maio na história, além de consagrar Belo Horizonte como a capital mais gelada de 2022 naquele dia.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!