BH é a capital mais gelada do Brasil hoje – e muita gente nunca sentiu tanto frio; entenda

bh mineirão mineirinho
Frio de 4,4ºC foi registrado nesta manhã de BH (Reprodução/@charlles.netto/Instagram)

Belo Horizonte foi a capital mais fria do Brasil nesta manhã, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os termômetros registraram 4,4ºC durante o nascer do sol desta quinta-feira (19), dando também o marco de dia mais frio do mês de maio na história.

A medição da temperatura ocorreu na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da capital. O friozinho só não superou o marco do dia 1º de junho de 1979, no qual, de acordo com o Inmet, os termômetros marcaram 3,1°C. A segunda capital mais fria desta manhã foi Brasília (DF), com 4,9ºC.

Além disso, Monte Verde registrou 2,8ºC e entrou em 5º lugar no ranking das nove cidades mais frias da região Sudeste. Junto a ela, estão Patrocínio, registrando 3,1ºC, Sete Lagoas, com 3,4ºC e Ituiutaba, que registrou 3,9ºC.

Veja o ranking das capitais mais frias (Fonte: Inmet):

1º – Belo Horizonte – 4,4ºC
2º – Brasília – 4,9ºC
3º – Curitiba – 6,6ºC
4º – São Paulo – 7,1ºC
4º – Campo Grande – 7,1ºC
5º – Cuiabá – 10,2ºC
6º – Porto Alegre – 11,2ºC
7º – Rio de Janeiro – 11,5ºC
8º – Vitória – 11,6ºC
9º – Florianópolis – 15,6ºC
10º – Palmas – 16ºC
11º – Rio Branco – 17ºC
12º – Porto Velho – 18ºC

Menor temperatura da história

Belo Horizonte também registrou nesta quinta-feira (19), pelo segundo dia consecutivo, a temperatura mais fria do ano, com 4,4ºC, entre 6h e 7h, segundo o Inmet. É o maio mais gelado desde 1961, quando as temperaturas começaram a ser medidas na capital mineira.

Ontem (18), BH já havia registrado recorde de baixa temperatura no ano, com 6,7ºC, com ajuda dos ventos de aproximadamente 51 km/h. A sensação térmica ficou em -7ºC nas regiões mais elevadas na cidade. A máxima para hoje não passa dos 18ºC.

A previsão agora é de pequena elevação da temperatura para os próximos dias. Na sexta-feira (20), a mínima chega a 6ºC, sábado fica em torno de 7ºC e domingo atinge 8ºC, com máximas de 20ºC para esses dias. A umidade relativa do ar hoje fica em 30%, sem previsão de chuva para os próximos dias.

Gelou!

Nas redes sociais, os belo-horizontinos reclamam e brincam com as baixas temperaturas dos últimos dias. “Desde que me entendo por gente, nunca vi fazer tão frio assim em BH, cê tá doido!”, disse uma pessoa pelo Ttwitter. “Com essas ondas de frio cada vez mais intensas a cada ano tenho uma certeza que algum dia vai nevar em BH”, escreveu outro.

Edição: Vitor Fernandes
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!