Galoucura e Máfia Azul são alvos de operação policial em Belo Horizonte

operação galoucura e máfia azul
Sedes da Galoucura e da Máfia Azul são alvos de operação da polícia e do Ministério Público (Reprodução/Google Street View)

Em meio às vésperas do clássico entre os maiores times de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar, cumpriu, na manhã desta sexta-feira (10), 27 mandados de busca e apreensão nas sedes das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul, em Belo Horizonte.

A operação busca prevenir confrontos armados e atos violentos por parte de integrantes das torcidas organizadas do Atlético e Cruzeiro. A disputa será nesta segunda-feira (13).

Os episódios de violência entre torcedores do Galo e do Cruzeiro são históricamente trágicos na capital mineira. Em novembro do ano passado, um integrante da torcida da Raposa ficou machucado após ser agredido por torcedores do Atlético. Em outras ocasiões, houve até mesmo mortes decorrentes de conflitos.

Busca e apreensão

As autoridades cumpriram os mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara de Inquéritos Policiais da capital, em Belo Horizonte, Santa Luzia, Betim, Ibirité e Contagem.

As investigações apontam que, devido a conflitos armados travados em 2021 e 2022, os torcedores rivais têm, constantemente, trocado ameaças nas redes sociais, inclusive utilizando imagens de armas de fogo.

De acordo com o Ministério Público, o intuito dos mandados é “promover a paz e a tranquilidade nos ambientes desportivos, como forma de incentivo aos grandes eventos na capital mineira”.

Participaram da operação o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim), a 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, o Batalhão de Policiamento de Choque e a Companhia Independente de Policiamento com Cães da PMMG.

Com MPMG

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!