Garis recolhem 17 toneladas de lixo após festa de Réveillon na Pampulha

Marcelo Prates/SOS Lagoa da Pampulha

A queima de fogos na orla da Pampulha durante virada do Ano Novo terminou com 17 toneladas de lixo jogadas no chão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) da Prefeitura de Belo Horizonte, que realizou varrição em uma área de aproximadamente mil metros quadrados após a passagem de milhares de pessoas pelo local na madrugada de domingo (1°).

Conforme as informações da administração, 51 garis foram mobilizados na retirada de cinco toneladas de resíduos comuns, oito toneladas de cocos e quatro toneladas de vidro do local. A equipe de limpeza atuou ao longo de toda a extensão da orla da lagoa e da avenida Otacílio Negrão de Lima. Oito veículos — entre caminhões basculantes, compactador de lixo e carro-pipa — também foram utilizados na limpeza.

Restos de oferendas, flores, sobras de alimentos, embalagens plásticas e garrafas de vidro foram os principais tipos de resíduos coletados pelos garis nas áreas gramadas e próximas ao espelho d´água.

Ainda segundo a SLU, os garis foram responsáveis pela varrição de 600 mil metros quadrados de vias e pela lavagem de 380 mil metros quadrados de área. No total, foram gastos 16 mil litros de água reutilizada.

Prevenção

Cerca de 130 contêineres de polietileno para descarte de lixo foram instalados em pontos de aglomeração para prevenir a sujeira nas ruas. Segundo a SLU, os recipientes foram instalados em locais tradicionalmente turísticos, além de praças da região.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!