Acampamento bolsonarista fez ‘gato’ de energia na Raja Gabaglia, diz prefeitura de BH

coletiva pbh manifestação raja
A prefeitura de BH concedeu uma coletiva após a operação no acampamento bolsonarista (Asafe Alcântara/BHAZ)

O acampamento de militantes bolsonaristas foi desmontado pela Guarda Municipal de BH em decorrência de “gatos” de energia elétrica na avenida Raja Gabaglia.

A operação, que já estava programada, ocorreu na manhã de hoje (6) em frente ao Comando da 4º Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, em BH.

A informação foi confirmada à imprensa por um coronel, momentos antes da entrevista coletiva do prefeito Fuad Noman na Prefeitura de BH, sobre a ação de desobstrução da avenida Raja Gabaglia.

Já na coletiva, por meio de pronunciamento, o prefeito afirmou que desde outubro, acompanhava “com atenção” o movimento, “sempre com a preocupação de garantir tranquilidade para a população”.

“Após a escalada de violência ocorrida ontem com a intolerável agressão a um jornalista no exercício de suas funções, determinei a realização de uma operação conjunta da Guarda Municipal e da Fiscalização da Prefeitura para desobstruir a Avenida Raja Gabaglia”, prosseguiu.

Segundo Noman, a operação foi feita no intuito de garantir “o retorno à normalidade, ao sossego da vizinhança, que tem escolas e hospitais, e a manutenção do direito de ir e vir de todos”.

Estruturas irregulares

O prefeito comunicou que a operação se deparou com diversas irregularidades no acampamento instalado na Raja Gabaglia. “Uma estrutura com carro de som de alta potência, ligação de luz clandestina, diversas barracas de bebidas, comidas e banheiros químicos no logradouro público, tudo sem o devido licenciamento urbanístico”.

A estrutura, segundo o gestor, “contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou a desobstrução de todas as vias e locais públicos relacionados a esses atos”.

Durante a coletiva na prefeitura, Fuad Noman afirmou ter realizado uma prévia comunicação ao Exército e à Polícia Militar, orientando que houvesse “diálogo com todos os envolvidos”. O prefeito assegurou que a operação obteve êxito e “conseguiu remover a estrutura ilegalmente instalada sem o uso da violência”.

Desmonte do acampamento

Os manifestantes ficaram acampados em frente à unidade do Exército em BH por algumas semanas desde a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições. Eles pediam, entre outras coisas, que as Forças Armadas dessem um golpe para impedir a posse do presidente eleito em outubro, Lula.

Na manhã de hoje (6), algumas pessoas tentaram impedir a retirada de objetos usados na estrutura do acampamento. Vídeos registrados pelo BHAZ mostram que alguns deles se sentaram na via para bloquear a passagem de caminhões usados no recolhimento dos materiais. Veja aqui outras reações de militantes registradas no local.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!