Gestantes sem comorbidades recebem 2ª dose da vacina a partir de amanhã em BH

Vacinação de mulher grávida
Público deve ficar atento ao local de vacinação (GovSP/Divulgação)

Após o recebimento de nova remessa de vacinas, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ampliou a vacinação contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (22), gestantes (independentemente do período gestacional) e puérperas sem comorbidades poderão se vacinar.

Além disso, o público que por alguma razão não concluiu o esquema vacinal com a CoronaVac poderá se imunizar. Para receber as doses, as gestantes (independentemente do período gestacional) e puérperas sem comorbidades devem seguir os seguintes critérios:

  • Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;
  • Gestantes devem apresentar prescrição médica;
  • Puérperas devem apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito. 

Documentação

Além de cumprir as orientações acima citadas, as gestantes sem comorbidade deverão apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Os locais de vacinação para este público são exclusivos. Os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

Para a conclusão do esquema vacinal com a CoronaVac é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Os locais de vacinação para este público serão divulgados ainda na tarde desta segunda-feira, dia 21, no portal da Prefeitura. O horário de funcionamento dos pontos de vacinação será das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.

A Prefeitura informou que esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes, mas a quantidade de doses para a capital não foi suficiente. A Secretaria Municipal de Saúde informo que “aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação.”

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!