Golpe do Cartão Trocado: Conheça o crime que está ‘quebrando’ os mineiros

Imagem Ilustrativa – Reprodução

Um golpe cujo principal foco são os idosos está causando um rombo nas contas bancárias de mineiros. Apenas neste mês, ao menos R$ 77 mil foram levados de correntistas no Estado mineiro, palco de um crime dessa natureza todos os dias. A Polícia Civil admite que a artimanha, cada vez mais frequente, está na mira das investigações.

O golpe tem variações na forma como é aplicado, mas consiste em uma mesma lógica. Criminosos se passam por funcionários das unidades bancárias para abordar especialmente idosos. Eles simulam que houve algum problema com a operação realizada e, em um momento de deslize da vítima, trocam o cartão dela por de outra pessoa.

Até que a pessoa perceba o crime, os bandidos já fizeram transferências, saques e até mesmo pedidos de empréstimos. O golpe mais recente ocorreu na segunda-feira (27), em um banco do bairro Santo Antônio, na Zona Sul de Belo Horizonte. Um idoso de 73 anos só percebeu ter sido vítima quando tentou fazer uma operação e teve a senha bloqueada. Por sorte, os criminosos só levaram R$ 144.

Mas normalmente o prejuízo não é tão suave. Uma professora de 54 anos teve um rombo na conta de R$ 15,6 mil em Unaí, Noroeste de Minas Gerais. No início do mês, ela foi abordada por uma mulher loira, com aparentemente 30 anos, quando fazia operações em uma unidade bancária. Uma semana depois, quando tirou o extrato bancário, o susto. A criminosa havia furtado através de pedido de empréstimo (R$ 8 mil), adiantamento do 13º salário (R$ 2,4 mil), além de transferências e compras – em uma delas, nas Lojas Americanas, gastou R$ 2,1 mil.

A delegada Claudia Marra, de uma unidade policial responsável pela área central de Belo Horizonte, investiga o golpe no âmbito da capital. À Bhaz, a investigadora orientou que os correntistas devem verificar se a ajuda está sendo oferecida realmente por um funcionário do banco. “Devidamente identificado com colete e crachá”. Por fim, é essencial que o cartão bancário seja conferido logo após a operação.

Na última semana, um idoso de 77 anos foi alvo de criminosos em um agência da Savassi, também na Zona Sul de BH. A vítima relatou aos policiais um suposto modo ainda mais sofisticado: os criminosos teriam feito a abordagem logo após o terminal imprimir uma mensagem avisando que o cadastro bancário deveria ser atualizado.

O caso ainda está sendo investigado, mas a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) praticamente descarta a possibilidade dos bandidos terem invadido o sistema eletrônico do banco. A suspeita é de que eles tenham impresso uma mensagem com material semelhante ao do banco e deixado próximo à vítima, a induzindo ao erro. Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, uma mulher de 89 anos também relatou ter recebido uma mensagem, teoricamente, da unidade bancária.

Em casa

No interior do Estado, principalmente, há uma outra modalidade do Golpe do Cartão Trocado. Os criminoso chegam a simular ser agentes públicos para ir à casa da vítima e ter acesso aos dados bancários. Em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, uma idosa de 69 anos recebeu dois homens que se passaram por técnicos da Saúde. Eles simularam uma atualização de cadastro para trocar o cartão dela e levar mais de R$ 2 mil.

Criança

Em Itabirito, na região Central do Estado, uma criança de 13 anos foi vítima do golpe neste mês. Os pais de um garoto de 13 anos admitiram que pediram a ele para que fizesse um saque. Ao sair da agência, o menino foi abordado por um criminoso, que simulou um erro na operação dele e trocou o cartão. O ladrão, pouco depois, realizou um saque de R$ 1,3 mil.

Abordada pela Bhaz, a Febraban afirmou que os bancos investem R$ 2 bilhões todos os anos “em sistemas e ferramentas de segurança da informação para possibilitar que os consumidores façam operações com maior tranquilidade e comodidade”. Entretanto, completa a federação, “o comportamento do consumidor é crucial para amenizar riscos”.

Confira algumas dicas para evitar golpes:

1. Jamais revele sua senha a terceiros, mesmo que a pessoa diga que é funcionário do banco;

2. Se alguém lhe telefonar dizendo ser funcionário do banco e lhe pedir para informar dados pessoais ou digitar sua senha em uma “central eletrônica”, não o faça em hipótese alguma. Quando o banco liga para o cliente, ele NUNCA solicita que a senha seja informada ou digitada. Esse pedido só ocorre nos casos em que a ligação parte do próprio cliente, que liga para o banco a fim de realizar alguma transação;

3. Nunca entregue seu cartão a terceiros, esteja ele danificado ou não;

4. O banco NUNCA realiza a coleta do cartão dos clientes;

5. Caso seja necessário inutilizar o cartão, é importante que o chip seja destruído por completo. Corte o cartão onde está o chip;

6. Não use telefones de terceiros para acessar sua conta ou para ligar ao banco, pois sua senha poderá ficar registrada na memória do aparelho. Use apenas telefones próprios ou de seu uso pessoal;

COMO USAR CARTÕES COM MAIS SEGURANÇA

1. Nunca empreste seu cartão para outra pessoa nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca sem que você perceba;

2. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à central de atendimento do banco, pedindo o cancelamento. Em caso de roubo ou furto, também registre uma ocorrência na delegacia mais próxima;

3. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA” e comunique imediatamente o banco, por meio do telefone oficial de atendimento do banco. Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha qualquer máquina ou no celular de desconhecidos;

4. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, mesmo que rapidamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;

5. Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha ou anote os dados do mesmo;

6. Solicite sempre a via do comprovante de venda e, antes de digitar sua senha, confira o valor declarado da compra;

7. Ao sair de casa, só leve cartões e talões de cheques se for utilizá-los. Assim, você evita riscos desnecessários;

8. Ao receber a máquina de pagamento para digitar sua senha, observe se a digitação está posicionada no campo de senha.

9. Em viagem, principalmente ao exterior, comunique o seu banco com antecedência sobre a localidade e período exato da viagem. Se não for usar o cartão, deixe-o guardado em casa ou no cofre do hotel;

10. Ao efetuar compras com seu cartão pela internet, procure saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações;

11. Informe-se no seu banco se existem alternativas ainda mais seguras de uso de cartões para compras na internet.

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