Atenção: Greve dos ônibus é suspensa em BH

greve ônibus bh
Greve teve baixa adesão (Moisés Teodoro/BHAZ)

A greve de ônibus em Belo Horizonte, que começou nesta segunda-feira (16), foi suspensa ainda hoje, pelo menos até a quinta-feira (10). A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH).

A paralisação havia sido convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTR-BH), que reivindica reajuste de salário para os profissionais do setor.

Antes do anúncio da greve, o Setra-BH havia oferecido aos trabalhadores da capital mineira um reajuste salarial de 7,19% – valor abaixo do que foi acordado com os trabalhadores da região metropolitana.

Audiência

Na noite dessa quinta-feira (15), o sindicato patronal informou que a categoria dos trabalhadores deixou de participar de uma audiência, por teleconferência, conduzida pelo Ministério Público do Trabalho. Ainda assim, na audiência, o Setra afirma que formulou a proposta de reajuste.

A nova proposta, segundo nota, está “em simetria ao concedido no sistema metropolitano (reajuste de 8,2%), a ser pago a partir do salário de março de 2023, juntamente com a totalidade devida de forma retroativa à data-base da categoria”.

O sindicato ainda afirma que o reajuste foi proposto “mesmo diante do absoluto esgotamento financeiro das empresas de transporte da capital e da impossibilidade de arcarem com qualquer acréscimo de custos do sistema”.

Devido à ausência do STTR-BH, uma nova audiência foi marcada para esta manhã. Agora, o sindicato dos trabalhadores suspendeu a paralisação até o dia 19 de janeiro para avaliar a proposta.

Greve de ônibus

A greve de ônibus em BH foi convocada pela categoria devido à oferta de reajuste salarial abaixo do que foi acordado com os trabalhadores da região metropolitana.

“O sistema de transporte coletivo por ônibus será paralisado no intuito de chamar a atenção da sociedade, do poder concedente e das demais autoridades quanto a intransigência dos empresários que, entre outras coisas, querem submeter aos trabalhadores de BH um salário inferior ao que é praticado nas cidades da região metropolitana”, disse o sindicato, em nota.

Os trabalhadores já haviam convocado uma greve para o dia 26 de dezembro. Entretanto, acatando uma determinação do Tribunal de Justiça, o movimento foi suspenso para uma nova tentativa de negociação.

“Porém, o Setra-BH não avançou nas discussões e praticamente decretou o impasse, não restando outro caminho para entidade. Entendemos o impacto da paralisação para toda população, mas o momento requer uma ação contundente e expressiva para buscar os direitos dos trabalhadores rodoviários”, disse a categoria.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!