Greve do metrô de BH chega ao fim e trens voltam a circular a partir desta sexta-feira

metrô de bh
Greve no metrô de BH chegou ao fim (Amanda Dias/BHAZ)

A greve no metrô de BH chegou ao fim hoje (22) após o leilão do transporte. Em assembleia realizada nesta quinta, os metroviários decidiram pela volta total da operação do trem. Com isso, o metrô voltará a funcionar normalmente a partir desta sexta-feira (23).

A greve no metrô de BH durou nove dias, sem escala mínima à população, descumprindo a liminar deferida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A CBTU-MG (Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais) confirmou, na tarde de hoje (22), a volta do funcionamento do transporte.

Além disso, haverá extensão do horário de operação do metrô de BH, também a partir de amanhã (23). O aumento acontecerá nas estações Minas Shopping, Santa Efigênia e Vilarinho, para atender ao público dos shoppings na véspera de Natal. Confira o funcionamento:

EstaçãoHorário de funcionamento
Vilarinho5h15 a 23h10
Minas Shopping5h15 a 23h20
Santa Efigênia5h15 a 23h20

Evite filas!

O restante das estações ficarão abertas apenas para desembarque após as 23h. A companhia pede para que os usuários adquiram seus bilhetes de retorno com antecedência para evitar filas. As bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h, e as estações ficarão abertas das 5h15 às 23h.

Nos dias úteis, o intervalo entre os metrôs é de 7 minutos em horários de pico (6h às 8h30 e 16h30 às 19h), e de 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 15 minutos até às 19h, e de 20 minutos nos demais horários. Já nos domingos e feriados, o intervalo é de 20 minutos.

Metrô de BH é leiloado

O metrô de Belo Horizonte foi leiloado para a Comporte Participações S.A., representada pela Guide Investimentos. Após o leilão, a empresa será responsável por gerir o metrô de BH pelo período de 30 anos.

Com a proposta de R$ 25.755.111,00, a Comporte Participações S.A. foi a única interessada no leilão, que exigia o lance mínimo de R$ 19.324.304,67. A sessão pública aconteceu na tarde de hoje (22) na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O leilão recebeu o governador Romeu Zema, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, e a equipe técnica da Seinfra. Também estavam no local o ministro da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Pedro Maciel Capeluppi, e o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Almeida Abrahão.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!