Metrô de BH: Servidores anunciam greve total a partir de quarta-feira

greve total metrô de bh
Diretoria do Sindimetro enviou nota à imprensa sobre nova paralisação da categoria (Amanda Dias/BHAZ)

Na esteira de embates sobre a privatização do metrô em BH, o Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais) anunciou que os trabalhadores da categoria entrarão em “greve total” nesta quarta-feira (14).

Segundo nota à imprensa, o intuito dos metroviários é defender seus empregos e pedir que o leilão da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), marcado para o dia 22, seja suspenso devido a “vícios no processo”.

“O processo de privatização envolve vários detalhes que não estão claros para a população, para os meios de comunicação e mesmo para os trabalhadores da CBTU”, diz o texto.

O que diz a CBTU?

Por meio de nota na noite de ontem (leia abaixo na íntegra), a CBTU diz que ainda não foi notificada oficialmente pelo Sindimetro sobre a deflagração da greve.

A companhia diz que tomará as medidas administrativas e judiciais cabíveis “para manutenção do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

Ainda segundo o comunicado, a CBTU não tem respostas sobre o processo de desestatização da companhia, além das já publicadas pelos órgãos oficiais, uma vez que as diretrizes e ações sobre o tema são dirigidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional.

Nota da CBTU na íntegra

“A CBTU-MG informa que, até o momento, não foi notificada oficialmente pelo Sindimetro sobre a deflagração de greve da categoria. A Companhia tomou conhecimento, pela imprensa, sobre a paralisação marcada para a próxima quarta (14/12).Assim que for notificada, a Empresa tomará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, pela manutenção do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Leilão da CBTU-MG: Segundo o sindicato, o movimento paredista tem como motivação a falta de respostas sobre o futuro dos mais de 1400 empregados públicos no processo em andamento de desestatização da CBTU-MG e o Aviso de Licitação do Leilão BNDES N°2/2022 – VDMG e CBTU-MG publicado desde o dia 23 de setembro no Diário Oficial da União e marcado para 22 de dezembro de 2022, assim como a publicação do próprio Edital, no site do Banco Nacional de Desenvolvimento, em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/desestatizacao/processos-em-andamento/cbtu-companhia-brasileira-de-trens-urbanos

A Companhia frisa que não possui respostas sobre o processo de desestatização, além das já publicadas pelos órgãos oficiais, já que as diretrizes e ações a respeito são conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes, para que haja informações concretas. A CBTU-MG está à disposição.”

Edição: Pedro Rocha Franco
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!