VÍDEO: Guarda municipal de BH é afastado após usar arma de choque contra mulher em posto de saúde

guarda abordagem truculenta
Nas imagens, é possível ver o guarda municipal abordando uma mulher com uma arma de choque dentro de um centro de saúde (Reprodução/Redes sociais)

Um agente da Guarda Municipal de Belo Horizonte foi afastado das funções após um vídeo feito por moradores do Alto Vera Cruz, na região Leste da capital, ganhar repercussão nas redes sociais. Nas imagens, o guarda aborda uma mulher com uma arma de choque dentro de um centro de saúde.

Durante a abordagem, a vítima é imobilizada contra a parede e acaba caindo ao chão após ser atingida pela arma de choque. Pacientes que estavam no local aparecem no vídeo tentando conter o guarda.

A mulher então começa a se debater no chão na tentativa de que o agente se afaste dela. Em nota enviada ao BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte lamentou o ocorrido e disse que afastou o agente de suas funções até que a Corregedoria da Guarda Civil Municipal apure o caso.

“[O guarda] é orientado e treinado a agir sempre observando a legalidade e o respeito aos direitos humanos”, pontuou a administração municipal.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!