Homem assedia passageira na estação Barreiro, apanha do namorado dela e acaba preso

homem preso assédio
a vítima estava na plataforma com o namorado aguardando o ônibus e foi abordada depois que o companheiro foi ao sanitário (Guarda Municipal/Divulgação)

Um homem de 56 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9) suspeito de importunar sexualmente uma jovem, 23, na estação Barreiro.

Segundo o Guarda Municipal Jucelino, que atendeu a ocorrência, a vítima estava na plataforma com o namorado aguardando o ônibus e foi abordada depois que o companheiro foi ao sanitário.

“O autor se aproximou dela, começou a falar palavras de baixo calão, a assediando e, em certo momento, ele passou a mão no braço dela tentando alcançar os seios”, explica ele ao BHAZ.

O namorado da jovem, ao voltar e ver a cena, partiu pra cima do autor e o atingiu com vários socos. O homem então caiu e bateu a cabeça no chão, ficando com um corte na cabeça.

Ele foi levado até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Barreio e levou dois pontos na cabeça. Em seguida, foi conduzido à Delegacia da Mulher e preso em flagrante importunação sexual.

Homem perseguido por passageiros após assédio

Ainda hoje (9), outro suspeito de importunação sexual dentro de um ônibus foi levado à delegacia em Belo Horizonte. Ele tentou fugir do coletivo ao ser denunciado pela vítima, mas outros passageiros correram atrás dele para detê-lo.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a importunação se deu em um ônibus da linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi), por volta das 7h30. O suspeito teria encostado as partes íntimas nas nádegas da mulher, que pediu que ele parasse, e a situação acabou chamando a atenção dentro do veículo.

O homem chegou a forçar a porta do coletivo para fugir, mas o motorista parou o ônibus e vários passageiros foram atrás do suspeito. Como a movimentação se deu em frente à sede da Guarda Municipal, na avenida dos Andradas, os agentes conseguiram deter o suspeito.

Botão do assédio

Após uma série de casos de importunação sexual se tornaram públicos, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) implantou o “botão do assédio” em novembro de 2018 em todos os ônibus da capital.

O motorista aciona o dispositivo, a empresa consulta o GPS para saber a localização exata do veículo e aciona o COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte).

O órgão então envia uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar mais próxima para interceptar o ônibus. Todo o processo, da denúncia até a chegada da viatura policial, dura em torno de dez minutos.

Segundo a Guarda Municipal, em 2022, o botão do assédio foi acionado 25 vezes. Em 2018, ano de lançamento da campanha de importunação, foram registradas 11 chamadas. Em 2019, período com o maior número de ações, foram 31 acionamentos, e em 2020 foram oito acionamentos. Já em 2021 a Guarda Municipal contabilizou um total de nove acionamentos.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!