Homem tem convulsão no Centro de BH e assusta pedestres

Reprodução/BHTrans

Um homem, de 25 anos, sofreu uma crise convulsiva no Centro de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (8). O jovem caminhava pela região dos hospitais quando passou mal.

Segundo testemunhas, o rapaz começou a se debater. Caído no chão, ele desmaiou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio, pedestres se assustaram com a movimentação. Mas, rapidamente, entraram em contato com a corporação. Uma viatura se deslocou até o endereço e os bombeiros atenderam a vítima, que se recusou a ir para o hospital.

Segundo os socorristas, o rapaz contou ter bebido demais e por isso passou mal.

Saiba como ajudar alguém durante uma crise convulsiva

A convulsão ocorre quando há um aumento excessivo e desordenado da atividade elétrica das células cerebrais, nesse caso os neurônios. Durante a crise, a pessoa pode perder a consciência, ter aumento da salivação, ranger os dentes e perder o controle do processo de fazer xixi e cocô.

O quadro nem sempre está associado com a epilepsia, pois diversos fatores podem desencadeá-lo tais como: febre alta; diminuição do açúcar no sangue; desidratação; pancadas fortes na cabeça; perda excessiva de sangue; tumores; intoxicações por álcool, medicamentos ou drogas.

Não é incomum que as pessoas se assustem quando alguém tem uma crise convulsiva, mas ajudar as vítimas é essencial visto que o risco de lesões em decorrência da perda brusca ou muito rápida da consciência pode ocasionar queda desprotegida ao chão, o que pode gerar ferimentos e fraturas.

O que fazer:

  • Mantenha-se calmo e acalme as pessoas ao seu redor;
  • Evite que a pessoa caia bruscamente ao chão;
  • Acomode o indivíduo em local sem objetos dos quais ela pode se debater e se machucar;
  • Utilize material macio para acomodar a cabeça do individuo, como por exemplo; um travesseiro, casaco dobrado ou outro material disponível que seja macio;
  • Posicione o indivíduo de lado de forma que o excesso de saliva ou vômito (pode ocorrer em alguns casos) escorram para fora da boca;
  • Afrouxe um pouco as roupas para que a pessoa respire melhor;
  • Permaneça ao lado da vítima até que ela recupere a consciência;
  • Ao término da convulsão a pessoa poderá se sentir cansada e confusa, explique o que ocorreu e ofereça auxílio para chamar um familiar.Observe a duração da crise convulsiva, caso seja superior a 5 minutos sem sinais de melhora, peça ajuda médica.

O que não deve ser feito durante a crise convulsiva: 

  • Não impeça os movimentos da vítima, apenas se certifique de que nada irá machucá-la;
  • Nunca coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo;
  • Não jogue água no rosto da vítima.

Com Associação Brasileira de Epilepsia

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!