Idosos com mobilidade reduzida podem ser vacinados em casa na capital

Pessoas com mais de 60 anos podem ser vacinadas sem sair de casa em Belo Horizonte. Isso é possível devido à aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal que institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Idoso Restrito ao Domicílio.

Com a lei aquelas pessoas que estão incapazes de saírem de casa seja por dificuldade de locomoção ou por falta de auxílio não ficarão sem receber as vacinas. O PL aprovado na última semana é de autoria do vereador Pedrão do Depósito (PPS).

Para receber a vacinação em casa é preciso fazer a solicitação em um centro de saúde do bairro. Essa solicitação pode ser feita tanto pelo paciente ou por um representante.

A norma vai ao encontro do que é previsto no Estatuto do Idoso que em seu artigo 2º. É determinado que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos devam ter asseguradas todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde.

A nova lei vai garante direitos para um grupo da população em crescimento. Enquanto em 2000 BH contava com 205 mil pessoas com 60 anos ou mais, em 2010 esse número já havia crescido para 300 mil. Em dez anos o percentual dos residentes da capital que se encontravam nesta faixa-etária subiu de 5,5% para 7,6%.

Com Câmara Municipal 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!