Inhotim anuncia reabertura com capacidade e dias de visitação reduzidos

Galeria Inhotim anuncia reabertura
Reabertura está prevista para o dia 7 de novembro (Eduardo Eckenfels/Inhotim)

Fechado desde o dia 18 de março por conta da pandemia de Covid-19, o Instituto Inhotim, na região metropolitana de Belo Horizonte, reabrirá as portas ao público no dia 7 de novembro (sábado). Novas dinâmicas de funcionamento foram adotadas: entre as mudanças está a redução para 10% da capacidade de visitantes, a retirada exclusiva de ingressos pela internet e menos dias de visitação disponíveis.

A decisão de reabrir ocorreu após definições das autoridades de saúde e de órgãos de governo, que já haviam autorizado o funcionamento de espaços culturais públicos. No entanto, a direção do Inhotim alerta que a data de 7 de novembro poderá ser revista, caso haja alertas sobre o risco de surtos de contaminação na região.

Por meio de nota, o diretor-presidente do instituto, Antônio Grassi, pontua que o local tem a vantagem de oferecer espaços ao ar livre. “As pessoas estão ansiosas pela nossa volta e precisando mais do que nunca do Inhotim. Temos a peculiaridade de sermos, além de museu e centro cultural, um jardim botânico cujos espaços ao ar livre nos dão uma segurança maior para receber o público. Mesmo assim, reavaliaremos a decisão em caso de retrocesso dos protocolos das autoridades”, explica Grassi.

Como será o funcionamento

As visitas agora acontecem de sexta a domingo e nos feriados. Sextas das 9h30 às 16h30, e nos outros dias das 9h30 às 17h30. Em um primeiro momento, o Inhotim vai funcionar com 10% da capacidade habitual, passando para o máximo de 500 pessoas em circulação.

Segundo o Inhotim, por enquanto não serão permitidos grupos no formato de excursões, em vans ou ônibus de turismo. As visitas educativas serão feitas seguindo todas as medidas segurança, como redução do número de participantes de 20 para 5, priorização de espaços abertos e troca de uniforme dos mediadores após o atendimento. 

O uso de máscara é obrigatório e, para garantir uma visita segura, devem-se observar as regras do protocolo de reabertura no site. É importante que o visitante acesse as novas normas antes da visita para entender especificações como funcionamento dos pontos de alimentação, circulação e transporte interno, galerias que estarão disponíveis e capacidade de público em cada uma delas.

Ingressos

O ingresso da inteira custa R$ 44 e a última sexta-feira de cada mês terá entrada gratuita, exceto em feriados. Os ingressos precisam ser retirados pela internet (acesse aqui) com antecedência. Quem não conseguir comprar ingressos para o final de semana de reabertura pode agendar a visita para outra data e conferir a programação virtual, que será divulgada no site.

Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!