Inhotim confirma reabertura sábado, com entrada gratuita, após tragédia da Vale

Marcelo Coelho/Divulgação Instituto Inhotim

Após duas semanas fechado, o Instituto Inhotim reabrirá neste sábado (9) de forma gratuita aos visitantes. O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão fez com que o espaço não recebesse turistas nos últimos dias. Um minuto de silêncio será realizado para homenagear as vítimas da tragédia da Vale S.A..

De acordo com o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, a instituição terá um papel fundamental na recuperação da cidade e na superação da tragédia. “A comunidade sofreu uma perda imensurável e está completamente abalada. Estamos reabrindo no sábado com entrada gratuita para simbolizar que o Inhotim está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor”, disse.

O rompimento da barragem não atingiu fisicamente as dependências do museu, mas em solidariedade à comunidade de Brumadinho e a todos os atingidos pelo desastre, a visitação foi suspensa. Dos aproximadamente 600 funcionários do instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado.

Atenção ao acesso

O trecho da BR-381, que é o mais acessado para ir ao Inhotim, está liberado. Todos os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados.

Serviço

Instituto Inhotim

Sábado (9 de fevereiro) e quartas-feiras (exceto feriados): gratuito

Inteira: R$ 44

Meia: R$ 22

Horário de funcionamento

Terça a sexta: 9h30 às 16h30

Sábado, domingo e feriados: 9h30 às 17h30

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!