Injúria racial: Homem que ofendeu enfermeiro negro em BH é condenado

Ambulância
Paciente jogou celular em direção ao enfermeiro dentro da ambulância (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Um homem que ofendeu um enfermeiro com uma injúria racial, durante um atendimento médico em uma ambulância, foi condenado em primeira instância. A pena de um ano de prisão foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Segundo denúncia do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), o caso se deu em dezembro de 2021, quando uma equipe de saúde foi chamada para atender um paciente no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte.

Enquanto a ambulância levava o paciente para o hospital, ele ofendeu um enfermeiro negro e jogou o celular na direção dele.

À Justiça, o acusado disse que não teve a intenção de ofender o enfermeiro, além de alegar que agiu sob “violenta emoção”.

Condenação

O juiz Luís Augusto César Fonseca, da juiz da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte, sustentou que o delito de injúria racial contra o enfermeiro ficou provado e condenou o homem.

“O fato de o acusado estar insatisfeito com seu plano de saúde ou com o atendimento realizado não o eximem de sua responsabilidade penal e não autorizam a prolação das palavras injuriosas”, escreveu o magistrado na decisão.

Ele ainda acrescentou que o homem tem outras passagens criminais por injúria ou vias de fato, “o que indica sua vocação em ser ofensivo nas suas relações sociais”.

O acusado ainda pode recorrer da decisão.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!