BH tem mais de 560 árvores floríferas; a região Oeste da capital é a campeã das flores

Quaresmeira está entre as espécies mais comuns em BH

Belo Horizonte, que já foi conhecida como cidade jardim, já tem catalogadas 566 espécies diferentes de árvores floríferas , de acordo com o Inventário das Árvores que está sendo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Até agora, entre as 300 mil árvores já recenseadas , 308 espécies correspondem a árvores com floração expressiva e 141 produzem frutos que podem ser consumidos pela fauna urbana e pela população.

O arquiteto Júlio De Marco, um dos responsáveis pelo inventário, conta que a Sibipiruna é, até agora, a árvore florífera mais comum na cidade, com 18,9 mil unidades catalogadas.  “Essa é uma árvore nativa brasileira, de grande porte e usada na arborização da maioria das grandes cidades brasileiras. Em Belo Horizonte é muito comum em todas as regiões”, disse.

Região Oeste é campeã

A floração das árvores já chamou a atenção de quem mora e passa sempre pelos bairros da região Oeste da cidade. O ator Elton Monteiro é morador do Betânia e já escolheu sua rua preferida. “A rua Maria de Carvalho, no Betânia, me chama muito atenção. Ela faz parte do meu caminho todos os dias e pela quantidade de Sibipirunas que tem no passeio fez com que ela ficasse com um sombreamento bom, é fresca, tem um clima agradável”, contou Elton.

A Murta é a segunda espécie de árvore florífera mais encontrada na cidade, são 18,5 unidades catalogadas. A espécie não é brasileira, mas de acordo com Júlio De Marco, se adaptou muito bem no Brasil. “Ela é um arbusto, uma árvore pequena, fácil de ser conservada e de floração variada e, por isso, é muito apreciada pelos proprietários de imóveis”, afirmou o servidor.

As espécies que são mais conhecidas da população como os Ipês e as Quaresmeiras também fazem parte das árvores floríferas mais comuns de BH.

As árvores floríferas mais comuns, até agora, são:

OrdemEspécies Floríferas mais comunsQuantidade
1Sibipiruna18.946
2Murta18.585
3Quaresmeira10.502
4Ipê rosa9.665
5Resedá6.321
6Pata de vaca6.263
7Ipê tabaco6.034
8Magnólia5.599
9Escumilha africana5.388
10Ipê amarelo2.807

com PBH

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!