Após 8 anos, jornal Metro encerra distribuição diária em Belo Horizonte

Reprodução/Jornal Metro

O jornal Metro encerrou, nesta sexta-feira (20), sua distribuição diária em Belo Horizonte. O jornal era distribuído gratuitamente de segunda a sexta-feira desde 2011. Em nota, o diretor-executivo Juvercy Junior informou que toda a equipe foi desligada e que, a partir do ano que vem, o jornal passará a circular apenas às sextas-feiras. A data também marca o fechamento da unidade de Porto Alegre.

O Metro é originalmente da Suécia e chegou no Brasil em 2007, quando começou a circular em São Paulo. Mantido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, a publicação se expandiu para outras cidades paulistas e chegou ao Rio de Janeiro em 2010.

Em 2011, começou a circular em Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em 2012, chegou a Brasília; em 2014, a Vitória e, em 2016, a Maringá.

No entanto, atualmente, o jornal ainda circula apenas na região metropolitana de Vitória e no ABC Paulista.

Fim

A medida em BH não é um caso isolado: das unidades mantidas no Brasil, seis foram fechadas apenas este ano. Em maio, o Metro encerrou as atividades no Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e Maringá. A estas cidades, somam-se agora Belo Horizonte e Porto Alegre.

Com os fechamentos, apenas as filiais do Estado de São Paulo e do Espírito Santo continuam em circulação.

Em Belo Horizonte, a primeira edição do Metro foi veiculada em 28 de setembro de 2011, com tiragem de 40 mil exemplares, mesmo número de exemplares distribuídos hoje, na edição final.

Em 2014, a publicação mineira foi agraciada pelo Prêmio Adep-MG de Jornalismo. A reportagem “Terra da Discórdia”, de autoria de Cristiano Martins, Duda Ramos, Emmanuel Pinheiro e Thiago Ricci, ficou com o segundo lugar da categoria impresso.

Nota na íntegra:

Olá, o Metro Jornal encerra em 20/12 (sexta-feira) sua circulação diária em Belo Horizonte. Toda a equipe foi desligada.
Muito obrigado pela parceria nesses oito anos.
Juvercy Junior

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!