Jovem da Grande BH descobre câncer raro e amigos viralizam com homenagem emocionante

homenagem
Em apoio à Túlio Rodrigues, jovem diagnosticado com um câncer raro, 16 amigos abriram mão dos cabelos e planejaram uma surpresa para o rapaz (Reprodução/@tulio_rrs/Instagram)

Um comovente gesto promovido por um grupo de jovens de Ribeirão das Neves, na Grande BH, encantou milhares de pessoas Brasil a fora neste fim de semana. Em apoio a Túlio Rodrigues, jovem de 21 anos diagnosticado com um câncer raro há pouco mais de seis meses, 16 amigos abriram mão dos cabelos e planejaram uma surpresa para o rapaz – provando, assim, a máxima de que “quem tem um amigo, tem tudo”.

“Esse gesto foi tudo. Querendo ou não, o câncer afeta muito o psicológico da gente, é uma doença que a gente logo associa à morte. Com essa atitude, pude ver que não estou sozinho, que meus amigos estão comigo independente de qualquer coisa”, relata Túlio ao BHAZ.

A homenagem, feita há pouco menos de duas semanas, só foi publicada nas redes sociais nessa sexta-feira (22) e já chamou a atenção de mais de 30 mil pessoas – incluindo o apresentador Luciano Huck, que compartilhou o vídeo em seu Facebook.

“Eu não esperava essa repercussão toda. Primeiro publiquei um vídeo raspando o cabelo e logo muita gente comentou que eu estava os ajudando na luta que estavam passando, aquilo me deixou muito feliz”, acrescenta o rapaz.

Diagnóstico

Durante a conversa, Túlio revela que sua vida virou de cabeça para baixo em outubro do ano passado. Dias depois de seu avô falecer em decorrência de um câncer na garganta, o rapaz notou a presença de um caroço no lado direito do rosto. Após três cirurgias para a remoção, ele descobriu que se tratava de um tipo raro de sarcoma, cujo tratamento ainda está sendo estudado.

“O médico me disse que é um câncer que não tem cura, eles ainda estão em busca. Então meu caso está sendo estudado. Tudo isso que ele me falou foi bem pesado. Mas eu creio que vou ser curado, nem que eu seja o primeiro”, desabafa o jovem.

Durante o tratamento, Túlio descobriu, ainda, que o câncer atingiu um dos seus pulmões. Foi quando os seus amigos de infância resolveram se unir e preparar uma surpresa, para aumentar a fé do rapaz na recuperação.

“Com uma semana que eu tinha raspado [o cabelo], eu fui para o hospital, fiz mais uma quimio e passei bastante mal. No próximo final de semana recebi essa surpresa. Não sabia de nada, tava em casa jogando videogame quando meu pai disse pra eu me arrumar, que um pastor iria me visitar”, relembra.

Sonho de ser pai

Se engana quem pensa que o gesto foi a única prova de companheirismo dada pelos amigos de Túlio. Juntos, eles têm arrecadado dinheiro para custear os remédios usados pelo rapaz e também para realizar um dos seus maiores sonhos: ser pai.

“A quimioterapia afeta a fertilidade, então corro o risco de não poder ter filhos. Por isso tenho me planejado para fazer o congelamento do sêmem, pois o meu sonho é ter uma família, isso que tá sendo o mais pesado pra mim”, explica ele.

A quem quiser contribuir com doações financeiras, Túlio explica que, em breve, vai abrir uma vaquinha pública. Por enquanto, ele está recebendo doações de forma improvisada, pela chave PIX [email protected].

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!