Profissão Youtuber: Jovens de BH se tornam sensação em canais online

Reprodução/Facebook

Ter um blog se tornou mais que um hobby. Atualmente, a atividade é fonte de renda para alguns jovens que resolveram dedicar seu tempo e criatividade à produção de vídeos para canais online. Dessa maneira, esses vlogueiros acabam “batendo ponto” semanalmente na principal plataforma de hospedagem de vídeos mundial: O YouTube. Mesmo parecendo uma realidade distante, alguns belo-horizontinos estão trilhando esse caminho e se dando bem.

Gregory Kessey é um desses “famosinhos”. Com apenas 18 anos, o jovem já acumula uma longa lista de seguidores em seu canal no YouTube… Mais de 200 mil. E o mais incrível é que ele alcançou esse número em apenas sete meses. “Comecei com um blog e fui convidado pra sair em algumas revistas teen e fiquei mais conhecido. As pessoas pediam pra eu fazer o canal, aí entrei no YouTube”.

Segundo Gregory, sua vida mudou após iniciar o canal que leva o nome dele. “Quando eu fui pro youtube foi outra coisa”. O jovem conta que marcou um encontro com seus seguidores em um shopping sem muitas expectativas e se surpreendeu quando apareceram mais de 150 pessoas para conhecê-lo. Segundo Gregory, por onde ele anda, as pessoas costumam reconhecê-lo.

Kessey considera seu canal como uma fonte de entretenimento. O jovem diz que ele mesmo quem grava e edita seus vídeos “Peguei uma câmera emprestada da minha prima e comecei”. Mas engana-se quem acha que o jovem fez algum curso para isso, Gregory aprendeu com o próprio YouTube como se faz: “Aprendi tudo procurando em tutoriais”.

Contudo, toda a repercussão do canal despertou no jovem a vontade de se mudar de Estado para alcançar um sucesso maior. “Faço teatro desde novo e BH não tem tantas oportunidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Isso pode abrir muitas portas, ter mais interação com o público”, confessa Kessey.

 

Jully Molinna é mais um nome mineiro que tem se destacado nas redes. A jovem, também de 18 anos, tem quase 300 mil seguidores em seu canal. O foco do videoblog de Jully é o público feminino. Assim, a youtuber, que começou em 2011 com um blog, se dedica ao canal desde 2013, no qual fala sobre moda, maquiagem, roupas e decoração.

“Sempre gostei de compartilhar ideias pras pessoas e, com o canal, as pessoas me conheceram melhor”. A youtuber conta que o canal é uma forma de mostrar sua rotina “O YouTube aproxima o público de você”. Além da interação com os fãs, o hobby acabou proporcionando outras realizações para Jully. Hoje ela tem patrocinadores que contribuem financeira para a manutenção do canal.

Algo em comum na história dos dois jovens é que os pais não acreditavam muito que as atividades de “youtuber” fossem dar em alguma coisa. “Falavam que eu ficava na internet sem fazer nada, que era pra eu procurar um trabalho. Mas, depois que eles entenderam, me deram todo apoio”, conta Jully.

Além deles, outros youtubers belo-horizontinos têm se destacando na rede. É o caso de Enaldinho, que produz vídeos de humor e pegadinhas. Seu canal já conta com quase 200 mil seguidores. Outra vlogueira com com um canal de sucesso é Aline Faria, a jovem faz uma quebra de esteriótipos e é referência em vídeos que falam sobre games.

Alguns outros youtubers mineiros também fizeram sucesso na rede e se mudaram de BH após receberem propostas de trabalho em outros Estados. É o caso dos canais da Camila Loures, com quase 1 milhão de seguidores, Lucas Rangel, que já ultrapassa os 1,7 milhão de seguidores, e o Authentic Games, com mais de 5,7 milhões de seguidores.

No dia 30 de julho, Belo Horizonte receberá o YouTuber Fest Brasil. Um evento que promoverá o encontro de vários youtubers da cidade. Veja mais informações AQUI.

 

 

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!