Kalil diz que risco geológico em BH segue por mais 10 dias e rebate: ‘O prefeito está aqui’

kalil coletiva
Kalil disse que grande obra de recapeamento está prevista para o fim do período chuvoso (Guilherme Gurgel/BHAZ)

O prefeito Alexandre Kalil defendeu a eficiência da atuação de sua gestão na prevenção dos danos causados pelos temporais dos últimos dias. Segundo o chefe do Executivo, BH “passou bem” até o momento, mas ainda há risco de deslizamentos e outros acidentes geológicos. Em coletiva de imprensa hoje (11), Kalil alertou para a permanência do risco geológico nos próximos 10 dias.

O prefeito informou que, durante o período chuvoso, todas as famílias que ficaram desalojadas receberam acolhimento da Prefeitura. “O serviço está feito. Não temos desabrigados, houve acolhimento de todos”, garantiu.

Risco geológico permanece

Na coletiva, Kalil também fez um alerta em relação à duração do risco geológico na capital mineira. Segundo ele, há possibilidade de deslizamentos nos próximos 10 dias. “O que nós temos que falar com a população é que, em qualquer sinal [de risco geológico], ‘saia de casa!'”, orientou.

O prefeito explicou que a Prefeitura está atendendo chamados de vistoria em locais de risco. As famílias que precisarem sair de casa, após a vistoria, tem direito a um subsídio de R$500. “Assim como fez na Covid, que a população tenha a consciência de se proteger e depois a Prefeitura vai dar todo o apoio que ela possa dar”, afirmou.

O trabalho é feito na seca

Para Kalil, a preparação feita durante o período de seca teve sucesso em prevenir maiores danos dos temporais. “Nós não resolvemos chuva durante a chuva. O trabalho é na seca. Todo mundo trabalhou duro demais para que a chuva tivesse o efeito mais ameno possível”, declarou.

Segundo o prefeito, foram feitas 450 contenções de encostas e todas as famílias em locais de maiores risco foram retirada. Ele explicou também que há um valor de R$150 milhões já reservado para uma grande obra de recapeamento das vias, ao fim do tempo chuvoso.

Descanso interrompido

O prefeito também mencionou que teve o período de descanso interrompido pelos temporais. “Eu fui sair [de férias], mas na sexta começou a chuva e eu voltei. Mas depois eu tiro, não tenho pressa. Pra mim é um privilégio estar atualizado com o que está acontecendo”, afirmou.

Kalil também rebateu as provocações de opositores, que dizem que o prefeito “sumiu”. “O prefeito está aqui. Eu escolhi isso, fui eleito”, provocou.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!