Chuva em BH ultrapassa média histórica para todo o mês e tempo não deve mudar até quinta-feira

Ruas inundadas BH
Situação acende alerta geológico por persistência da chuva (Reprodução/@Rodrigo71479273/Twitter + @brutaflorrr/Twitter)

Em apenas nove dias, Belo Horizonte já ultrapassou a média de chuva para todo o mês de janeiro. Os temporais vêm causando estragos na capital e em várias regiões do estado. No entanto, a previsão é de que BH mantenha o tempo chuvoso até a próxima quarta-feira (12).

Segundo os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital já acumulou o volume de 344mm. Deste total, 226mm foram somente nos últimos três dias. A média histórica para BH é de 329mm. “A condição fica crítica não só para a região metropolitana de Belo Horizonte, mas para várias regiões do estado. Na quarta-feira o volume de chuvas deve diminuir, mas em função da persistência a situação é crítica”, avalia a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.

A especialista informa que, até o momento, não foram batidos os recordes atingidos em 2020. Na ocasião, o mês de janeiro atingiu 934mm acumulados. “Mas não dá para rejeitar a possibilidade de que possa bater”, avalia.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Belo Horizonte mantém o alerta de chuvas fortes para todas as regionais da capital. Em novo alerta, o órgão informa a ocorrência de chuvas, de 140 a 160 mm, até às 8h desta segunda-feira (10).

O volume acumulado também reforça o aviso de alto risco geológico em toda a cidade. A Defesa Civil orienta para que as pessoas “redobrem suas atenções, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros e moradias, deslizamentos de encostas e, principalmente, não permaneçam nesses locais e procurem um local seguro”.

Estragos da chuva

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuva de 80 a 100mm em todas as regiões da capital mineira neste sábado (8). A previsão é de que a chuva forte permaneça ao longo de todo o fim de semana. Os temporais já vem causando estragos em Minas Gerais e chegaram a causar um deslizamento de terra em Contagem e um transbordamento em barragem de Nova Lima.

O Ribeirão Arrudas também transbordou no sábado e ilhou moradores na avenida Tereza Cristina. Segundo o Corpo de Bombeiros, nas últimas horas foram registradas um total de 875 chamadas na Grande BH, sendo a maioria de pessoas ilhadas e em locais com risco de deslizamento.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!