TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Lagoa do Nado: Mais de 280 animais são resgatados após rompimento de barragem

14/11/2024 às 17h08
(Reprodução/Redes sociais)

Equipes de resgate estão empenhadas no salvamento de animais que vivem na Lagoa do Nado, região Norte de Belo Horizonte, após rompimento de barragem que destruiu o local nesta quarta-feira (13). De acordo com os responsáveis pela operação, mais de 280 espécimes foram retirados da lama até o momento.

Em conversa com o BHAZ, o veterinário e voluntário do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH) explicou que os trabalhos de salvamento se iniciaram ainda na tarde de ontem, quando os profissionais realizaram um monitoramento inicial da lagoa para avaliar a situação.

“Estamos entrando no local de lama para retirar os animais vivos. Peixes que estão ilhados e muitos cágados estão sendo resgatados. Os peixes serão conduzidos pela prefeitura para um outro parque onde tem um reservatório exclusivo para eles. Já os cágados estão sendo levados para o Ibama”, explica.

O grupo de resgate atua em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. “É uma situação bem delicada, mas vamos fazer o nosso melhor para conseguir salvar os animais. Vamos precisar de no mínimo mais umas 48 horas de trabalho”.

Barragem rompe na Lagoa do Nado

A paisagem do Parque Lagoa do Nado, na Região Norte de BH, mudou drasticamente nesta quarta-feira (13) após o rompimento da barragem, causado pelas fortes chuvas que atingiram a capital.

A lagoa tem 22 mil metros quadrados e é formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco. 

Devido ao volume de água extravasada, o trânsito na avenida Pedro I, paralela ao parque, precisou ser interditado. A via ficou bloqueada durante cerca de 30 minutos, até a água abaixar.

Veja como ficou a lagoa:

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ