Liberado! Visitas ao Zoológico de BH não precisam mais de agendamento; veja detalhes

Zoológico de BH
Ainda é obrigatória a vacinação contra a febre amarela para acesso às áreas do Zoológico (Suziane Fonseca/PBH)

A partir desta terça-feira (4), quem quiser visitar o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Jardim Botânico e o Aquário do Rio São Francisco não precisa mais fazer agendamento prévio. A mudança foi divulgada hoje (3) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Os espaços administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica também ampliaram o funcionamento, que agora passa a ser de terça-feira a domingo.

Conforme a nova medida, a entrada de ônibus e vans nos espaços também volta a ser permitida. Segundo a PBH, ela deve ser realizada exclusivamente pela Portaria 2, na avenida Antônio Francisco Lisboa, 2.600, bairro Serrano.

A administração municipal ainda ressalta que continuam valendo as orientações para prevenção contra a Covid-19 e o uso obrigatório de máscara nos espaços. O Jardim Zoológico de BH voltou a funcionar em abril deste ano, e desde então era necessário agendar a visita durante a pandemia.

A PBH também reforça que as férias de janeiro provocam aumento significativo no número de visitantes aos espaços da Zoobotânica. “É importante que a população programe-se para chegar cedo, evitando filas. Com a ampliação do funcionamento, os dias de semana também são boas opções para quem busca um fluxo menor de pessoas”, sugere.

Vacinação contra febre amarela

Apesar de algumas restrições terem sido retiradas, ainda é obrigatória a vacinação contra a febre amarela para acesso às áreas do Zoológico de BH. O visitante deve apresentar o comprovante ou assinar uma declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado há pelo menos 10 dias.

Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar os espaços administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

A PBH ainda lembra que os macacos não transmitem a febre amarela aos humanos. “Os animais atuam apenas como bioindicadores da presença do vírus, permitindo ao poder público adotar as medidas preventivas e de controle a fim de evitar a propagação do vírus”, informa.

Para conferir mais informações sobre o Zoológico, o Aquário e o Jardim Botânico, como horários de funcionamento, linhas de ônibus e preços dos ingressos, acesse este link.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!