Jornalista Leida Reis lança livro infantil sobre as árvores das grandes cidades

“Árvores Invisíveis” é o quarto livro da jornalista e escritora Leida Reis

A ideia de perceber o que está ao nosso redor é o eixo da história de “As Árvores Invisíveis”, primeiro livro para crianças da escritora Leida Reis. O livro conta a história do menino Sebastião, que não consegue exergar as árvores da cidade. Para ele, elas não passam de criaturas estranhas.

A intenção da autora é também chamar a atenção para as árvores do meio urbano, que são quase sempre mal cuidadas. Para isso, Leida convida o leitor a refletir, por meio de seu personagem, sobre o convívio das novas gerações com os elementos que habitam a terra, em harmonia com o homem. “A vida urbana dificulta nosso contato com o essencial, o simples, como ouvir o vento, pisar a terra, sentir a força da água. E é a natureza nossa maior fonte de fortaleza interior”, afirma a autora, que é também a publisher da Páginas Editora.

Ela afirma que o livro, embora escrito em linguagem direcionada preferencialmente para as crianças, pode ser lido por pessoas de todas as idades. A obra traz temas atuais, como o problema da arborização das grandes cidades, e o incêndio da Casa da Árvore, que existia na avenida Silva Lobo, na região Oeste de Belo Horizonte. A necessidade de se enxergar o que está ao nosso redor a partir de outras perspectivas foi o que a levou a escrever a história. “Todos nós estamos cegos para muitas coisas que estão bem próximas de nós”, afirma Leida.

Indígena, doutor em Educação para Universidade de São Paulo, o  escritor Daniel Munduruku assina o texto da quarta capa, destacando as nuances da literatura de Leida Reis. “Eis um texto poético, lúdico e educativo. A autora conseguiu dar um tom bem informal para falar de um assunto complexo, que é a educação do olhar”, afirma. Para ele, esse olhar é necessário para dar “humanidade ao nosso estar no mundo. Essa humanidade se constrói quando somos capazes de olhar o que nos cerca e ver a alma que habita nelas”, acrescenta Munduruku.

Jornalista há mais de 26 anos, Leida Reis se define como uma pessoa apaixonada pela oportunidade de contar histórias. Foi por isso que há quase um ano montou sua própria editora, a “Páginas Editoras”. Em sua carreira como escritora, já publicou quatros livros para adultos e, nos últimos anos, chegou a escrever dois textos para crianças, mas não os considerou prontos para publicação. Mas não foi o caso com “As Árvores Invisíveis”, que está prestes a ser lançado. “O texto veio pronto, na medida certa, e fluiu facilmente.

A publicitária e mestre em Letras Mariana Tavares é a responsável por dar vida ao personagem Sebastião, em “As Árvores Invisíveis”. Ela conta que sofreu um pouco para criar alguns desenhos, como na cena em que Sebastião chora na calçada. “Foi como se eu estivesse sentindo a dor dele”, afirma Mariana.

Serviço

Lançamento do livro “As Árvores Invisíveis”, da escritora Leida Reis

Quando: 9 de junho

Onde: Parque Rosinha Cadar, rua Rodrigues Caldas, 35, Santo Agostinho

Horário: 9h às 13h

Contação de história: Vanessa Correia

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!