Lojas do Edifício Novo Sulamérica serão demolidas para construção de Praça da Independência

novo sulamérica
Cinco lojas do Edifício Novo Sulamérica, que une as torres gêmeas do conjunto Sulacap-Sulamérica, em BH, serão demolidas pela prefeitura (Adão de Souza/PBH)

Cinco lojas do Edifício Novo Sulamérica, que une as torres gêmeas do conjunto Sulacap-Sulamérica, no Centro de Belo Horizonte, serão demolidas pela prefeitura da capital. No espaço, será reconstituída a Praça da Independência.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as obras devem ter início em 30 dias e o prazo previsto de realização dos trabalhos será de 150 dias corridos. Todas as lojas que serão demolidas foram desapropriadas pela prefeitura.

“Por ser um anexo não identificado no tombamento do conjunto Sulacap Sulamérica, a demolição e recomposição da área demolida irá devolver as características originais do local, com a implantação de área de livre circulação e convivência”, informou a prefeitura.

Segundo o Executivo, será feita a remoção das torres do Edifício Novo Sulamérica, sem intervenção ao redor, para executar a implantação de uma praça no térreo, com ligação entre a Avenida Afonso Pena e o Viaduto Santa Tereza.

O objetivo é “recuperar e valorizar o espaço público e a revitalização da região central de Belo Horizonte”.

Histórico

O Conjunto Sulacap-Sulamérica foi projetado pelo arquiteto italiano Roberto Capello, em estilo protomoderno. A construção foi concluída em 1940 e, nos anos 70, foi construído um anexo ligando os edifícios Sulacap e Sulamérica.

Em 12 de setembro de 2000, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, reunido em sessão ordinária aprovou novas diretrizes de proteção do Conjunto como de interesse cultural, determinando assim a demolição do anexo e a restauração dos jardins anteriormente existentes como espaço público.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!