Lula questiona Justiça e diz ser inocente em BH; ‘quero que peçam desculpas’

Bhaz
Lula discursou por cerca de 40 minutos

O ex-presidente Lula finalizou na noite desta segunda-feira (30) sua caravana por Minas Gerais. Desde a última segunda-feira (23), Lula percorreu 20 cidades em todo o Estado. Foram aproximadamente 1, 6 mil quilômetros percorridos de ônibus. Hoje, foi a vez de Belo Horizonte. O petista discursou na Praça da Estação, no Centro da cidade, lotada de militantes e apoiadores do ex-presidente.

Durante todo o tempo o ex-presidente citou a importância de se investir na Educação e no futuro do país. Ele atacou o atual governo e questionou as ações da justiça que o ameaçam de competir nas próximas eleições. Quem também esteve na praça foi a ex-presidente Dilma Rousseff, o senador Lindbergh Farias e o atual governador do Estado, Fernando Pimentel.

O petista saiu de Ipatinga, no Vale do Aço, passando pelos vales do Jequitinhonha e do Mucuri e por diversas cidades do Norte do Estado. No domingo (29), Lula passou por Cordisburgo, onde visitou o museu de Guimarães Rosa. Na cidade ele participou de um ato cultural. Em agosto e setembro, Lula havia percorrido os nove estados nordestinos.

Todos dirigiram críticas ao Governo Temer e à Operação Lava Jato. Lindenbergh disse que o juiz Sérgio Moro é covarde. “Se quiser fazer política, saia da Justiça, filie-se a algum partido e venha enfrentar Lula”, disse.

Dilma

Aos gritos de “volta, Dilma”, a ex-presidente desferiu críticas ao senador Aécio Neves e ao processo de impeachment sofrido por ela. “Esse impedimento fraudulento criou um caos na relação entre os poderes. Tiraram uma mulher inocente, digna e honesta do poder. Além disso, golpistas como Aécio Neves e Temer, que são alvos de investigações, passam são e salvos. Não bastando, fizeram de Lula um inimigo político, mesmo sem provas. São golpistas”, afirmou Dilma.

Diversos apoiadores que estavam no local, se dirigiram à Dilma como Senadora. O nome da ex-presidente é ventilado no pleito ao cargo para as próximas eleições.

Pimentel

O atual governador Fernando Pimentel exaltou a figura de Lula durante seu discurso e critico os 12 anos da gestão tucana no Estado. Segundo ele “o governo tucano gastou bilhões na construção da Cidade Administrativa e deixou os municípios do interior à míngua”. O governador disse que a situação de Minas vai melhorar. “Estamos trabalhando para organizar as coisas”, disse.

Lula

O ex-presidente discursou por cerca de 40 minutos. Com a candidatura ameaça por causa de processos da Operação Lava-Jato, o ex-presidente afirmou que somente as urnas podem impedi-lo de voltar ao Palácio do Planalto. Segundo ele, sua casa foi revirada pela justiça em busca de provas e, mesmo sem encontrar nada, ele continua sendo julgado. “Não quero ser inocentado, quero que me peçam desculpas”, disse o ex-presidente.

Confira o discurso completo de Lula:

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!