A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta nesta quarta-feira (11) devido à chegada de uma massa de ar polar, que deve provocar queda acentuada nas temperaturas da capital mineira. A previsão é de que os termômetros marquem em torno de 10 °C nas primeiras horas da manhã até a próxima segunda-feira (16).
O órgão também divulgou recomendações para a população enfrentar o período de frio com mais segurança. Entre as orientações, estão manter-se hidratado, evitar banhos excessivamente quentes — para não ressecar a pele — e utilizar hidratante quando necessário. Quem pratica atividades físicas deve usar agasalho.
A Defesa Civil ainda alerta para os cuidados em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como a manutenção de janelas abertas para ventilação, a fim de evitar a propagação de doenças respiratórias comuns nesta época do ano. Especialistas recomendam o uso de agasalho para quem pratica atividades físicas.
11h – Baixa temperatura nas primeiras horas da manhã devido a atuação da massa de ar polar. Em torno de 10 °C até segunda-feira (16).@prefeiturabh @BHMobilidade @Bombeiros_MG pic.twitter.com/VHajY7uyJQ
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) June 11, 2025
Geada em Minas Gerais
No entanto, nessa terça-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerto de queda de temperatura e geadas em 37 cidades de Minas Gerais. O alerta previa uma queda entre 5ºC e 3ºC. No final do mês de maio o BHAZ registrou uma prévia desta frente fria e da possível geada em alguns locais. A cidade de Monte Verde, no Sul de Minas, no dia 30 de maio, amanheceu com registros de geadas. Os termômetros chegaram a marcar 0ºC de acordo com os órgãos especialistas. As redes sociais foram tomadas por imagens e vídeos de plantações congeladas pela manhã.