Metrô BH anuncia início de obra da linha 2 e desocupação de 250 imóveis

metrô de bh
Melhorias serão realizadas nas linhas de operação (Reprodução/@metrobhoficial/Instagram)

As obras da linha 2 do Metrô BH vão começar em maio de 2024. A concessionária que administra o sistema de transportes de passageiros anunciou a data nessa terça-feira (10) e destacou que, para a implantação do novo trecho, será necessária a desocupação de aproximadamente 250 imóveis. Segundo a empresa, essas edificações “se encontram irregularmente construídas na faixa de domínio”.

A Metrô BH afirma que, após a conclusão da linha, mais de 90 bairros da Grande BH, onde vivem quase 300 mil pessoas, vão ter acesso ao serviço.

O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro, em 10,5 km de linha permanente.

Desocupações

Conforme a concessionária, as ações para liberação da área onde 250 família estão abrigadas seguirão a Resolução LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte, “portanto, a comunicação com as partes interessadas está acontecendo de forma eficiente, com reuniões com lideranças e o cadastramento
socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis”.

Previsão de entrega

A empresa firma que há previsão de que as obras da Linha 2 do metrô sejam concluídas em outubro de 2027, com o seguinte cronograma:

  • 10 estações da Linha 1 serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
  • 09 estações da Linha 1 serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto,Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
  • A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada em 2026.
  • Até 2027, as 7 estações da Linha 2 estarão prontas e em comissionamento para posterior entrega da operação. O Edital de concessão prevê a entrega da operação da linha 2 para 2029.

Arreda Pra Cá

Se você é mineiro, é quase impossível que nunca tenha ao menos ouvido falar do Giramundo. O teatro de bonecos com maior acervo do Brasil – são 1,7 mil bonecos ao todo – começou como uma brincadeira no quintal de uma família mineira. Agora, mais de 53 anos e inúmeros projetos de sucesso depois, eles estão no Arreda pra Cá, podcast do BHAZ.

No Arreda pra Cá, Asafe Alcântara e Giovanna Fávero recebem dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Vai ter de tudo, desde histórias de superação e fofoca de celebridades até casos de sucesso que aconteceram aqui, bem debaixo do nosso nariz.Arreda pra Cá: Confira tudo sobre o podcast do BHAZ

E desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Bia Apocalypse, diretora do Giramundo e filha dos fundadores, que cresceu com os bonecos no quintal de casa. Junto com ela, estão Israel Silva, manipulador de bonecos há mais de 15 anos, e Sol Markes, produtora do Giramundo. Assista à íntegra do progama:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!