VÍDEO: Passageiros ficam presos em elevador do metrô da estação Eldorado, na Grande BH

passageiros preso elevador metrô
Passageiros ficaram presos no elevador do metrô BH nesta sexta (Arquivo pessoal)

Hoje foi mais um dia complicado para quem depende do metrô de BH, isso porque pelo menos sete passageiros ficaram presos dentro de um elevador da estação Eldorado, em Contagem, na Grande BH.

De acordo com testemunhas, o elevador parou por volta das 17h e só foi reaberto cerca de 40 minutos depois. Os passageiros que circulavam ouviram os apelos das vítimas e buscaram ajuda.

Um vídeo registrou o momento em que os passageiros são liberados do elevador. Entre eles, idosos são vistos sofrendo por causa do calor.

Ainda segundo testemunhas, a demanda pelo elevador na estação Eldorado aumentou por causa de obras que estão sendo realizadas no local. Uma das escadas precisou ser interditada, o que dificultou a circulação dos passageiros.

O metrô de BH opera com escala especial desde que a estação Minas Shopping pegou fogo após ser atingida por um raio no último sábado (13). Desde então, equipes de manutenção trabalham para normalizar o serviço.

O BHAZ entrou em contato com Metrô BH, que administra o serviço, e aguarda retorno para saber o que motivou o problema que deixou passageiros presos no elevador.

Passageiros enfrentam problemas com metro de BH

Em uma semana, o metrô de Belo Horizonte apresentou quatro problemas elétricos que comprometeram o funcionamento do sistema.

Além da falha no elevador, na noite dessa quarta-feira (17), uma descarga elétrica atingiu a fiação entre as estações Calafate e Carlos Prates. Os passageiros ficaram duas horas presos no trem até a normalização.

No sábado (13), a estação Minas Shopping pegou fogo após ser atingida por um raio. Já na terça-feira (16), o metrô apresentou uma falha na rede elétrica e os passageiros tiveram que descer nos trilhos após ficarem presos nos vagões.

Em conversa com o BHAZ, o secretário geral do Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais) disse que os constantes problemas que tem acontecido no sistema podem ter acontecido pela falta de trabalhadores na equipe técnica do metrô.

Daniel Glória Carvalho explica que funcionários denunciam que a vistoria dos para-raios das estações estão atrasadas, bem como a manutenção dos fios elétricos que perpassam as paradas do metrô.

“A gente tem muito serviço na manutenção, não só na rede elétrica, e a mão de obra não está dando conta de acompanhar a demanda que está tendo. Não estamos conseguindo fazer as manutenções preventivas na infraestrutura do metrô”, declarou ele.

Segundo Daniel, antes de o serviço passar pelo processo de privatização, os trabalhadores seguiam um rigoroso calendário de manutenções corretivas, o que não acontece mais. “Hoje a gente teve essa debandada de uma mão de obra muito qualificada e estão começando a aparecer esses problemas crônicos por falta de manutenção”, explica.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!