Metrô de BH: trabalhadores retomam greve total a partir desta terça-feira

metrô greve
Nova paralisação virá oito dias após a retomada do serviço (Amanda Dias/BHAZ)

Os metroviários de Belo Horizonte vão retomar a greve total do serviço a partir da próxima terça-feira (28). A nova paralisação foi definida em assembleia realizada na noite de ontem (24) pelo Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais). Os trabalhadores do metrô de BH seguem reivindicando garantias após os avanços no processo de privatização do serviço.

A nova paralisação acontecerá apenas oito dias após a normalização do serviço, que passou mais de 30 dias interrompido. Segundo informou o Sindimetro, os metroviários decidiram voltar à greve total a partir da meia-noite na terça-feira por entenderem que são funcionários públicos concursados e não podem ser transferidos para uma empresa privada.

O sindicato afirmou que o Grupo Comporte, que assinou ontem o contrato de compra e venda e deve administrar o metrô pelos próximos 30 anos, entrou em contato com os trabalhadores, mas não deu garantias a longo prazo. Ainda buscam interferência do MPT e têm reunião com Luiz Marinho, ministro do Trabalho, no dia 3 de abril para discutir a situação dos 1600 metroviários.

Privatização

A nova greve no metrô de BH veio após a empresa Comporte Participações e o Governo de Minas assinarem, nessa quinta-feira (23), o contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte. A concessionária será a responsável pela gestão do metrô após o processo de privatização, pelo prazo de 30 anos.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e a empresa Comporte Participações assinaram, nesta quinta-feira (23/3), o contrato de concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!