Metrô de BH opera em via única em alguns trechos hoje e amanhã; saiba onde

metrô bh via única
Metrô de BH opera normalmente apesar de indicativo de greve (Amanda Dias/BHAZ)

A CBTU-MG informou que neste fim de semana, o metrô de BH está circulando por meio de via única em alguns trechos do percurso. Neste sábado (4), a via única irá acontecer entre as estações Central e Minas Shopping, no sentido Vilarinho.

Já no domingo (5), a via única será entre as estações Central e Horto Florestal, no sentido Eldorado; e entre Central e Santa Tereza, no sentido Vilarinho.

Tanto no sábado quanto no domingo, a mudança para via única em trechos do metrô de BH acontece entre 14h e 22h. No período, o setor de manutenção da companhia soluciona falhas no sistema de sinalização dos trens, que atua na confiabilidade da operação.

Segundo a CBTU-MG, esse conserto é necessário em decorrência de danos causados por constantes furtos de cabos de cobre ao logo da via permanente. Ainda de acordo com a companhia, a cirulação de trens poderá sofrer atrasos de até 10 minutos no período de vigência da via única.

Furto de cabos de cobre

Na malha metroviária de BH, mais de 100 ocorrência de furto de cabos de cobre foram registradas desde 2020. Só no ano passado, quase R$ 500 mil foram gastos pela CBTU-MG para repor equipamentos e peças.

De acordo com a companhia, os usuários são prejudicados porque nos locais afetados, os metrôs necessitam operar na velocidade restrita de 25 km/h até o total restabelecimento do sistema, por questões de segurança. Vale lembrar que a velocidade habitual dos trens varia entre 60km/h e 80km/h. Com isso, as viagens ficam mais demoradas.

A Segurança da CBTU-MG recebe denúncias por meio de ligações, mensagens SMS, WhatsApp ou Telegram. Caso queira informar sobre furtos de cabos na via ou outras práticas suspeitas, contate o telefone (31) 9 9999-1108.

Com CBTU-MG

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!