Metrô de BH: Usuários poderão comprar passagens com cartão e pix

metrô de BH
Saiba como vão funcionar as novas formas de pagamento (Amanda Dias/BHAZ)

O metrô de BH anunciou, nesta segunda-feira (26), que os usuários do transporte vão poder pagar passagens usando cartão ou pix. De acordo com a organização, os testes para bilhetagem digital devem começar na segunda quinzena de julho.

Com a mudança, as passagens poderão ser compradas em um aplicativo que vai aceitar cartão de crédito ou débito e também pix.

Ao comprar um bilhete no app, que ainda será lançado, o cliente terá acesso a um QR Code. Com o código em mãos, é só aproximar o aparelho celular da catraca para que a entrada seja liberada.

“Hoje, as bilheterias só aceitam dinheiro e o novo meio de pagamento digital vai ampliar
as facilidades para o usuário adquirir as passagens, além disso, os passageiros não
precisarão enfrentar filas para acessar o sistema”, informou o órgão em nota.

Em julho, o novo formato estará disponível em algumas catracas sinalizadas nas estações.

O metrô de BH afirma ainda que, além do pix e do cartão, outras formas de pagamento estarão dispiníveis em breve. “Os usuários poderão pagar por aproximação a sua passagem, diretamente nos dispositivos instalados no bloqueio, por cartão ou carteira digital”, finaliza o texto.

Passagem do metrô mais cara em BH

A tarifa do metrô de Belo Horizonte será reajustada de R$ 4,50 para R$ 5,30 em 1º de julho. O reajuste corresponde à inflação acumulada entre março de 2021 e março de 2023, e está previsto no contrato de concessão do metrô, segundo a empresa selecionada para administrar o transporte.

Wi-fi no metrô

Além do pagamento com pix e cartão, o metrô de BH começou os testes de wi-fi gratuito em vagões a partir do dia 15 de junho. Inicialmente, apenas dois trens do sistema rodam com a tecnologia: as composições 28 e 29, estampadas com a nova marca e identificação de wi-fi.

A Metro BH, concessionária que administra o sistema, prevê a implantação total nas estações e nos trens até o fim de julho.

O novo sistema de conexão à Internet será 4G+. A empresa disponibiliza um número de WhatsApp para que os usuários relatem a experiência: 31 9 3250-3901.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!