Minas pode ter paralisação na segurança se governo não pagar salários e 13º em dia

Henrique Coelho/BHAZ

Servidores da segurança pública em Minas Gerais participaram, nesta sexta-feira (1º), de um protesto em frente à sede da Assembleia Legislativa do Estado (ALMG). O grupo foi ao local em uma tentativa de pressionar o governo para ter o pagamento dos salários e do 13º em dia.

A manifestação do funcionalismo confundiu-se com um protesto relacionado ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de BH. O ato teve como objetivo cobrar a criação de uma CPI da mineração e mudanças na legislação da atividade em Minas.

Presidente eleito da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas (Aspra), Helder Martins conversou com o BHAZ a respeito das reivindicações. Ele contou que os servidores buscam diálogo com o governo, mas aponta a possibilidade de uma paralisação da segurança pública no Estado. “Viemos registrar nossa insatisfação, indignação e descontentamento”, pontuou. “Esse movimento só não está maior por conta de respeito à tragédia de Brumadinho, em respeito às vítimas”, completou, antes de fazer um alerta.

Henrique Coelho/BHAZ

Martins apontou a mobilização desta sexta-feira como o “primeiro recado” ao governo. “A capacidade de diálogo e de resolver o que pedimos é o mínimo que esperamos. Queremos nosso direito ao salário pago em dia, assim como o 13º. Isso está gerando uma crise absurda dentro da instituição [Polícia Militar]. Não estamos recebendo o pagamento em dia e, além disso, tivemos um desfalque daquilo que confiamos que o governo pagaria, o 13º é um direito”, pondera.

“Se esse governador [Romeu Zema – Novo] não olhar com carinho para a segurança pública, esse vai ser o caminho [paralisação]. Temos policiais se suicidando, morrendo em enfrentamento e o governo nos trata como se fossemos qualquer coisa. Somos cidadãos, pessoas, e merecemos respeito. Disso não vamos abrir mão”, continua Martins. “Não dá mais para continuar desse jeito, olhem com carinho para os profissionais da segurança do Estado”, finaliza o presidente da Aspra.

Medida para pagar o 13º

No último dia 28, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou o plano do Governo de Minas para pagar o 13º salário dos servidores públicos do Estado. Em um vídeo postado em suas redes sociais, Zema disse que está trabalhando para “tirar Minas do vermelho”. Estudamos todas as possibilidade e única forma que encontramos foi a de parcelar em onze vezes”, disse.

Ao todo, são 371.786 servidores ativos, 256.081 inativos e 52.000 pensionistas, totalizando 679.867 servidores para receber o benefício.

Confira como ficou o plano de pagamento do 13º salário dos servidores em Minas:

  • O salários será pago em 11 parcelas
  • A primeira parcela será paga em fevereiro e a última em dezembro
  • O valor será pago sempre no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês
  • O valor será dividido igual para todos e proporcionalmente ao valor de recebimento de cada servidor

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!