Natal consciente: Mineira enfeita árvore com máscaras e álcool em gel

arvorte de natal com mascara e alcool em gel
Árvore de Natal solidária fica em Sabará, na Grande BH. (Arquivo Pessoal/Denise Pio)

Nem uma das pandemias mais graves da história impede que os mineiros pratiquem solidariedade consciente. E a Denise Pio resolveu fazer uma árvore de Natal bem diferente do que estava acostumada. A moradora de Sabará, na Grande BH, confeccionou várias máscaras de proteção e separou frascos com álcool em gel e sabão para enfeitar a árvore que fica no jardim da sua casa. Os materiais, que protegem contra Covid-19, podem ser retirados gratuitamente pela população.

Ao BHAZ, Denise conta que atualmente está desempregada e recebe auxílio emergencial. Para aumentar a renda durante a grave pandemia, Denise começou a confeccionar máscaras. “Comprei o material com o dinheiro do auxílio e comecei a vender (as máscaras)”, conta. Para além da renda extra, Denise também conta que faz as máscaras para doar à quem não pode comprar. “Eu decidi confeccionar máscaras pra doar, ou seja, quem pode pagar, compra, e quem não pode leva assim mesmo.”

Árvore com kits de higiene no quintal de Denise (Arquivo pessoal/Denise Pio)

“Eu estava dando uma limpa no jardim aqui de casa e decidi fazer a árvore da solidariedade com máscaras, álcool e sabão. Eu já sou conhecida na região que eu já faço doação de máscara”, acrescenta. A mulher é moradora do bairro Córrego da Ilha, em Sabará, e já é conhecida na região por realizar trabalhos de cunho social e voluntário.

Uma outra ação que faz com frequência em sua região é conhecida como “Varal Solidário”. Denise recolhe na vizinhança alimentos, roupas e calçados para levar às famílias mais vulneráveis. “Eu costuro, conserto, lavo, passo e coloco no cabide e assim que coloco [à disposição] as pessoas vão lá e buscam”, comenta. A voluntária também criou um espaço, onde ela mesma ajudou a construir, para atividades com crianças, idosos e pessoas da região. “A gente pula corda joga peteca no espaço que estou construindo”.

Quem quiser buscar uma máscara ou álcool em gel, pode ir até o local em que fica a árvore. O endereço é rua Padre Nico, nº 215, no bairro Córrego da Ilha, em Sabará.

Denise trabalhando na construção do espaço. (Arquivo Pessoal/Denise Pio)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!