Mineirão faz ações de inclusão em partida do Cruzeiro no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

estádio mineirão
Estádio Mineirão receberá iluminação diferente e participação de torcedor PDC em homengem à data (Amanda Dias/BHAZ)

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado neste dia 21 de setembro. Para marcar a data e chamar atenção para a questão, o Mineirão vai realizar uma série de ações de inclusão durante a partida desta quarta-feira. A iniciativa tem o apoio do Cruzeiro e de outras instituições.

O Mineirão estará iluminado em verde e azul, as cores que fazem parte do movimento, para o jogo entre Cruzeiro e Vasco, às 21h. Nos estacionamentos, cadeiras de rodas estarão ocupado as vagas reservadas às PCDs (Pessoas com Deficiência). A ação servirá para alertar os motoristas a não deixarem os veículos nesses espaços.

A área destinada a pessoas PCDs, no setor vermelho inferior e a que recebe maior quantidade de torcedores com deficiência ganhou uma nova sinalização. O espaço ficará mais chamativo com luzes vermelhas, terá novas faixas no piso para delimitar os espaços, e o telão mostrará mensagens instrutivas.

Torcedor PCD dará pontapé inicial do jogo

Antes do início do jogo, o torcedor curzeirense Pedro Pimenta, convidado pelo Cruzeiro, dará o pontapé inicial da partida. Aos 30 anos, Pedro é tetra-amputado, pois foi diagnosticado com meningite aos 18 e teve uma infecção generalizada, conhecida como meningococcemia.

A iniciativa faz parte do projeto #MineirãoDeTodos, lançado em 2020. O objetivo é melhorar a experiência do público e tornar o estádio um local mais acolhedor. As ações têm a participação da Rede de Proteção à Pessoa com Deficiência, composta por diversos órgãoes públicos mineiros. São eles:

Defensoria Pública de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, Procuradoria da Fazenda Nacional e OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais).

‘Ação pedagógica’

“Nossa intenção é fazer uma ação pedagógica, no sentido do torcedor perceber que eles podem colaborar com o torcedor com deficiência. O Mineirão tem os espaços adequados, mas é preciso que todos juntos quebrem essa barreira atitudinal cultural dentro destes espaços”, aponta o assessor de inclusão do Mineirão, David Pena.

As ações da noite terão continuidade na página Conexão Celeste, em uma interação com o público comendada pelo influenciador Thiago Souza. A dinâmica contará com a participação de torcedores PCDs, entrega de brindes e recados par o restante do público sobre atenção ao tema durante a partida.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!