Belo Horizonte amanheceu pela segunda vez consecutiva com uma garoa que alegrou alguns moradores. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação Cercadinho registrou 0,8 milímetros de chuva fraca nesta segunda-feira (5).
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
“A estação marcou chuviscos inapreciáveis de 0,2 milímetros em horários distintos, que somados chegaram a 0,8 milímetros no total. Mas, não consideramos isso como chuva. Para ser considerado chuva, é preciso uma marcação a partir de um milímetro”, explica a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.
Com isso, a contabilização do período sem chuvas continua em BH. Hoje (5), a capital mineira atingiu a marca de 109 dias de estiagem. A última vez que choveu de forma significativa em Belo Horizonte foi em 19 de abril. Em 2019, a capital mineira ficou sem chuvas por 113 dias, segundo dados pluviométricos do Inmet.
Apesar de os chuviscos deixarem os belo-horizontinos na expectativa por uma chuva mais forte que termine com a temporada de seca, as notícias não são boas. O Inmet destaca que não há previsão de chuva até a próxima sexta-feira (9).
Mesmo que pouco, a garoa trouxe felicidade para alguns moradores. Nas redes sociais, uma mulher postou um vídeo comemorando a chuva. “Depois de 150 dias sem chover, hoje choveu. Olha que lindo isso. Cheiro de terra molhada”, disse.
Olha a chuva passageira por BH pic.twitter.com/7wD3OJLAec
— pão de queijo com café🎗🚩 (@crispaodequeijo) August 5, 2024
2º dia que BH amanhece com garoa
Nesse domingo (4), BH também amanheceu com garoa em alguns lugares. Ainda segundo o Inmet, a estação Cercadinho registrou 0,8 milímetros ontem.
Houve relatos de chuva fraca nos bairros Estoril e Santa Lúcia, em BH, e nos municípios de Jaboticatubas e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo moradores, os chuviscos foram suficientes para deixar o asfalto “molhado”.