AGORA: Moradores próximos a barragens da Vale em Nova Lima e Ouro Preto serão retirados de casa

Complexo de Vargem Grande (Vale/Divulgação)

O risco de rompimento de algumas barragens em Minas Gerais tirou centenas de pessoas de casa nas últimas semanas. Na manhã desta quarta-feira (20), a Vale confirmou que precisará remover 75 pessoas, de Nova Lima e Ouro Preto, que estão próximas a barragens existentes, porém desativadas.

Os desalojamentos de hoje fazem parte do processo de descomissionamento da barragem a montante do Complexo de Vargem Grande, que foi anunciado pela empresa no último dia 4. “A Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem”. As barragens são as de Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo.

Serão 60 pessoas removidas, preventivamente, em 19 residências de Nova Lima. Já em Ouro Preto, 15 pessoas deverão deixar cinco casas nesta quarta.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!