Congonhas: Moradores exigem esvaziamento de barragem situada a 150m de bairro residencial

Proximidade da barragem com as casas preocupa moradores (Reprodução/Sandoval de Souza)

Moradores que convivem com o medo de morar a 150 metros de uma barragem em Congonhas, na região Central de Minas Gerais, definiram uma série de reivindicações à empresa responsável pela estrutura, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Entre as exigências, estão a transferência de moradores e a indenização aos mesmos, além do esvaziamento da barragem.

+ Barragem em Congonhas aterroriza moradores: ‘Apreensão é enorme e tempo para se salvar, pequeno’

A associação de moradores do bairro Residencial Gualter Monteiro, “vizinhos” da histórica barragem Casa de Pedra, definiu as reivindicações após reunião realizada na terça-feira (29). Além da transferência de residentes daquele bairro para outra região, os manifestantes exigem que os moradores do bairro Cristo Rei também sejam contempladas.

Associação informou que mais de mil moradores estiveram presentes na reunião (Reprodução/WhatsApp)

A associação também reivindica o esvaziamento e secagem da barragem, além da indenização dos moradores, que convivem com a ameaça diária de um possível rompimento. “A situação é que aqui temos uma barragem de rejeitos em uma área urbana, onde as residências estão a menos de 200 metros do reservatório. Se algo ocorrer, o tempo pra pessoa se salvar é muito pequeno”, diz o ex-líder comunitário do bairro Residencial Gualter Monteiro, Rodrigo Ferreira da Silva.

Uma nova reunião está agendada para a tarde de hoje e a CSN foi convidada pela associação para a entrega do documento. Os moradores ainda aguardam a resposta da companhia. “Caso nenhum representante compareça, sairemos em direção à empresa”, afirma Rodrigo Silva. Os envolvidos estabeleceram um prazo de três dias para que a empresa responda às reivindicações.

Procurada pelo BHAZ, a CSN afirmou que ainda não tem o posicionamento sobre o comparecimento à reunião.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!