Moradores do Santa Tereza vão distribuir apitos na tentativa de espantar ladrões

apitos santa tereza
Uma associação do bairro Santa Tereza, na região Leste de BH, vai distribuir 300 apitos aos moradores na tentativa de coibir a criminalidade (DPCA/FMC)

Uma associação do Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, vai distribuir 300 apitos aos moradores na tentativa de coibir assaltos no bairro. Nas últimas duas semanas, habitantes e comerciantes da regional registraram ao menos cinco casos de arrombamentos por lá.

Ao BHAZ, Leonardo de Freitas, presidente da Vila São Vicente disse que a ideia é implantar uma Rede de Vizinhos Protegidos no Santa Tereza. Os apitos devem ser distribuidor por comerciantes da região no próximo dia 15 de março.

“Funciona assim: o morador apita, outras pessoas da rua escutam e também apitam. Caso tenha fundamento, a polícia é acionada de forma mais rápida. Essa é uma ideia que já existe em outros bairros e estamos trazendo pra cá, não temos outra alternativa”, disse Leonardo.

Segundo ele, a associação está em contato com a Polícia Militar, que ele acredita ser uma importante aliada. A ideia é que policiais e moradores compartilhem informações de forma mais ágil.

“Estamos marcando um encontro para que eles possam passar a experiências que eles têm. Sabemos que na região da praça Duque de Caxias não acontecem tanto esses arrombamentos, eles são mais distantes da praça. A PM nos passou os locais com mais ocorrências e vamos começar por eles”, detalhou.

Disseminação de preconceitos

O especialista em segurança pública da PUC Minas Luís Flávio Sapori explica que a rede de vizinhos protegidos é uma iniciativa que existe há, pelo menos, 20 anos no Brasil. Na visão dele, essa é uma ótima estratégia para aumentar a vigilância da comunidade.

“Essa metodologia não precisa necessariamente de apito. A ideia é estabelecer uma rede de comunicação entre os moradores e o comando de polícia da região para que, quando um crime for cometido, as autoridades sejam acionadas imediatamente”, explica.

Apesar de considerá-la uma boa prática, o especialista reforça que cuidados devem ser tomados pela população para que ela não acabe reforçando estereótipos ou disseminando preconceitos, especialmente, raciais ou de classe.

“Pode ser que a polícia seja acionada na suposta identificação de suspeitos, já que o viés racial tende a contaminar ação dos moradores. Esse é um risco enorme que tem que ser discutido na sociedade para que a mobilização não aconteça por qualquer situação. Os moradores não devem se levar por preconceitos, principalmente no contexto brasileiro que vivemos”, alerta Sapori.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!