Infestação de ‘mosquitos de luz’ nas casas de BH; especialista explica os motivos

Os moradores de algumas regiões de Belo Horizonte foram surpreendidos com uma infestação de pequenos ‘mosquitos de luz’ no início da noite desta segunda-feira (3). Os insetos ficam rodeando as lâmpadas das casas e postes, pois são atraídos pelas ondas de energia das luzes.

O assunto causou repercussão nas redes sociais e muita gente acredita que a infestação dos bichinhos pode estar relacionada à chegada da chuva. Mas, será que vem chuva por aí? Qual a explicação para os ‘mosquitinhos de luz’? O Bhaz descobriu.

Segundo o professor de ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Fernandes, trata-se de uma infestação de cupins, que não são considerados ‘mosquitinhos’. “É importante ressaltar que todos os mosquitos têm duas asas, sem exceção. Esses bichos que invadiram as casa hoje são de um grupo chamado térmitas, ou seja, cupins. Que se cuidem as madeiras”, diz o professor.

De acordo com o professor, as infestações estão associadas aos períodos de acasalamento dos cupins e à construção de novos ninhos. “Eles fazem o chamado ‘voo nupcial’, onde os machos fecundam as fêmeas e, depois, retiram as próprias asas e procuram madeira para formar o ninho”, conta.

Fernandes ressalta que esses insetos não fazem mal algum. “O único prejuízo que causam é econômico, já que comem a madeira de móveis e das árvores.”

De acordo com o professor, em determinadas épocas há uma explosão populacional de insetos. Por isso, há a tendência de ter os ‘danados mosquitinhos’ rodeando as lâmpadas da casas de agora em diante. “Algumas espécies são atraídas pelas ondas de luz, afinal os seus voos são orientados pela lua. Com a inserção das luzes artificiais, esses bichos ficam desorientados e acabam rodeando as lâmpadas”, explica.

Vem chuva por aí?

Segundo o especialista, nas regiões campestres a infestação de ‘mosquitos de luz’ pode estar associada à chegada da chuva. “Muitos desses insetos constroem ninhos no solo e, quando o tempo está seco, eles têm dificuldades para penetrar. Quando sentem a chuva chegando, eles partem para o período de acasalamento, para aproveitar a terra úmida e construir seus ninhos”, conta.

Questionado de a invasão dos cupins de hoje poder estar relacionada à uma possibilidade de chuva na capital, o professora releva. “Várias colônias agem de maneira diferente. Como os cupins vivem na madeira, e não no solo, não necessariamente esta infestação pode estar ligada a alguma mudança climática”, diz.

Entretanto, o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse ao Bhaz que a chegada de uma frente fria nesta terça (4) poderá ocasionar chuvas isoladas, tanto na capital quanto no Centro-Leste de Minas. As chuvas podem ocorrer até a quarta-feira (5).

Repercussão na rede

Para quem quer se livrar dos bichinhos, a orientação do professor Geraldo Fernandes é apagar as luzes e fechar as janelas. “Desta forma, eles são atraídos pela lâmpada dos postes e deixam as residências em paz”, ressalta.

Os usuários ficaram irritados nas redes sociais, confira:

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!