Polícia indicia fisioterapeuta que atropelou ciclista em BH

coletiva-pcmg-ciclista
Investigações mostraram que mulher estava dirigindo embriagada e acima da velocidade permitida (Divulgação/PCMG + Divulgação/Sindicato dos Jornalistas de Minas)

A Polícia Civil indiciou por lesão corporal com pena agravada por evasão, embriaguez ao volante e fraude processual a motorista suspeita de atropelar um ciclista na região Centro-Sul de BH. O caso ocorreu em setembro de 2019, no bairro Serra, e a decisão saiu nesta quarta-feira (19). Ela pode pegar até sete anos de reclusão.

À época, após colidir com o ciclista, a motorista fugiu do local sem prestar socorro. De acordo com o delegado Rodrigo Fagundes, responsável pelo caso, a identificação da condutora – uma fisioterapeuta de 39 anos – só foi possível por conta de uma testemunha que transitava pelo local e anotou a placa do veículo.

No dia seguinte ao acidente, na tentativa de esconder os indícios, a mulher chegou a levar o carro até uma oficina de lanternagem. Mesmo assim, a equipe de investigadores da Depict (Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito) conseguiu localizar o automóvel e realizar a perícia, identificando as marcas da bicicleta na lataria do veículo.

Álcool e excesso de velocidade

Por meio dos trabalhos periciais também foi possível constatar que o veículo trafegava a 61 km/h, em uma via em que a velocidade permitida é de 40 km/h. O ciclista atingido informou aos policiais que perdeu a consciência no momento da queda, sofreu escoriações pelo corpo e lesão no ombro. Ferimentos mais sérios foram evitados devido ao uso do capacete e por ele estar pedalando próximo à calçada.

Ao longo das investigações, a Polícia Civil conseguiu apurar que a motorista consumiu álcool na madrugada anterior ao acidente, em uma boate na região da Savassi. Logo em seguida, ela foi até uma loja de conveniências, onde, de acordo com imagens do circuito de segurança, ela também ingeriu álcool e, em um ato de descontrole, se feriu deliberadamente com uma garrafa de cerveja.

Em razão de todos esses fatores, no relatório final do inquérito, além do indiciamento, a Polícia Civil fez uma representação solicitando ao poder judiciário a suspensão do direito de dirigir da fisioterapeuta.

Dia do Ciclista

A divulgação do resultado do inquérito acontece na mesma data em que é comemorado o Dia do Ciclista. A data foi escolhida para homenagear o ciclista Pedro Davison, que morreu em 2006, ao ser atropelado por um motorista embriagado enquanto pedalava no Eixão Sul, em Brasília.

Neste dia, o Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) lembra que cada vez mais pessoas estão optando pela bicicleta como meio de transporte e é necessário a conscientização de todos para se oferecer vias e espaços seguros para que se possa pedalar.

A delegada Amanda Curty, Coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, alerta que a segurança viária depende de todos. Os motoristas devem ficar atentos às regras de trânsito e manter a distância segura ao visualizarem um ciclista. Para os ciclistas, é essencial pedalar em locais adequados e utilizar equipamentos de segurança como capacetes e luzes de sinalização.

Com PCMG

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!