Motoristas do aplicativo Uber se reúnem para pedir o fim da violência em BH

Os casos de conflito entre taxistas e motoristas que trabalham para o Uber se tornaram comuns em muitas capitais brasileiras. A população acompanha assustada os episódios. Mas a categoria que presta serviço por meio do aplicativo de carona paga quer deixar clara sua posição e foi às ruas de Belo Horizonte neste sábado (11) pedir o fim da violência.

Segundo organizadores, cerca de 500 veículos participaram de uma carreata que saiu da praça do Papa, na região Centro-Sul da capital mineira. Os carros seguiram em direção à porta da prefeitura no Centro. No local, os motoristas do Uber aproveitaram para pedir a aprovação do projeto que regulariza a atuação deles na cidade. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar acompanhou o ato e não houve registro de ocorrências de agressão aos participantes.

Foto: Reprodução/Facebook R. Paranhos
Foto: Reprodução/Facebook R. Paranhos

Atualmente, a Lei Municipal 10.900 proíbe que aplicativos de carona funcionem com suas estruturas habituais. O texto estabelece que o transporte remunerado de passageiros só pode ocorrer nesses casos se os condutores tiverem autorização do Executivo municipal. Ou seja, somente taxistas poderiam aderir ao Uber.

Apesar disso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu uma liminar à Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG) que impede a Polícia Militar, BHTrans e Guarda Municipal de multarem os motoristas do Uber.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!