Mudas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado serão plantadas em áreas de BH

Serra do Engenho Nogueira receberá os plantios (PBH/Divulgação)

Dez mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado serão plantadas em Belo Horizonte a partir de dezembro. A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Ao BHAZ, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirmou que o plantio de árvores nativas dos biomas acontecerá nas áreas degradadas da capital. De acordo com a secretaria, isso possibilitará que as áreas voltem a exercer a função ambiental desenvolvida antes da degradação.

Para a produção das mudas, adubos e insumos – fornecidos pela PBH – serão utilizados. Seguindo o cronograma do acordo, elas começarão a ser plantadas no próximo mês. Um dos locais onde acontecerão os plantios é na Serra do Engenho Nogueira, na região da Pampulha. Uma avaliação apontará outros pontos da cidade.

No acordo de cooperação, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), é destacada a participação de profissionais que atuam na Floresta Nacional de Passa Quatro, localizada no Sul de Minas Gerais. Isso porque eles possuem experiência em trabalho de produção de mudas de espécies nativas.

O prazo de vigência do termo é de um ano e seis meses e pode ser conferido clicando aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!