Mulher é retirada de casa com ratos e toneladas de lixo em BH

Casa com lixo
Uma equipe da PBH fez a limpeza do local e encaminhou a mulher à assistência social (Reprodução/Redes sociais)

Uma mulher foi retirada de uma casa infestada de ratos e ocupada por toneladas de lixo, no Morro das Pedras, na Região Oeste da capital mineira. A ação foi realizada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), na última quinta-feira (11). De acordo com a administração municipal, uma equipe fez a desratização do local e a moradora está aos cuidados das autoridades de assistência social da cidade.

A PBH informou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), que a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) retirou cerca de três toneladas de lixo que estavam dentro da casa da mulher. Agentes da equipe de zoonoses da Regional Oeste cuidaram da retirada dos ratos da residência, além de fazer a vistoria do imóvel para fazer o controle de dengue. 

A prefeitura ainda afirma que a moradora está sendo assistida pela Equipe de Saúde da Família do Centro de Saúde Ventosa e pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Graça Sabóia, no Morro das Pedras. Ainda de acordo com a administração municipal, os responsáveis vão providenciar as intervenções necessárias para ofertar proteção social à mulher.

Lixo em casa BH
Cerca de três toneladas de lixo foram retiradas do local (Reprodução/Redes sociais)

Combate à dengue

A operação que levou à retirada da moradora do local faz parte de uma série de ações de fiscalização contra a dengue realizadas pela PBH, por meio da SLU. De acordo com balanço divulgado pela administração municipal, em 2021, até a última quinta-feira, foram confirmados 297 casos de dengue em Belo Horizonte. Além disso, ainda há 785 casos notificados que estão com resultados pendentes, e 662 casos foram investigados e descartados.

Confira a relação entre casos confirmados e suspeitos de dengue, por regional, em BH neste ano:

RegionalCasos confirmadosCasos suspeitosTotal
Barreiro3964103
Centro-Sul96372
Leste375188
Nordeste38164202
Noroeste49115164
Norte3486120
Oeste2977106
Pampulha94756
Venda Nova48113161
Ignorado5510
Total2977851.082
Fonte: SINAN/GVIGE/DPSV/SMSA/PBH

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela PBH, em 2021, cinco casos de chikungunya em residentes de Belo Horizonte foram notificados. Dentre eles, três casos importados foram confirmados e os outros dois estão em investigação. De acordo com a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde), em todos os locais com suspeita de casos de
chikungunya foram intensificadas as ações de combate ao vetor. No caso da zika, neste ano, foram notificados, investigados e descartados dois casos.

Em 2020, de acordo com o último balanço de dezembro divulgado pela PBH, 4.751 casos de dengue foram confirmados na capital mineira, e 981 eram considerados suspeitos. Foram notificados, ainda, 52 casos de chikungunya em residentes da cidade: 38 deles foram confirmados, dentre os quais, 21 eram autóctones (casos contraídos pela pessoa na zona de sua residência), seis eram importados e 11 eram de locais com origem indefinida. Havia, até então, 14 casos em investigação.

Dengue e Covid-19

Em tempos de pandemia de Covid-19, a prevenção contra a dengue é ainda mais importante, pois evita a lotação do sistema de saúde. A PBH manteve, durante a pandemia, todas as ações de vigilância e combate ao Aedes aegypti. Os agentes de Combate a Endemias estão devidamente uniformizados, com máscaras de proteção e foram orientados a manter as medidas de segurança para evitar qualquer risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“Vivemos em torno de uma doença nova, que desafia o sistema de saúde dos países, mas os hábitos do Aedes estão completamente esclarecidos. Evitar a proliferação do mosquito é um exercício de cidadania, sob o ponto de vista de resguardar a saúde de todos. Imagina o sistema de saúde demandado, ao mesmo tempo, por dengue e síndrome respiratória aguda grave”, ressaltou o subsecretário Fabiano Pimenta.

Com PBH

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!